Hugol orienta sobre saúde do homem

Data:28/11/2016
Veículo: Goiás Agora

Foto divulgação

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) liberou o auditório da unidade para a realização de uma palestra gratuita sobre saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. O assunto foi conduzido pelo supervisor médico da urologia, Bernardo Barreira.

De acordo com o urologista, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. “Estima-se que 61 mil novos casos devem ser diagnosticados em 2016, por isso a conscientização é nossa principal tarefa: alertar para uma descoberta precoce da doença, para que tenhamos mais condições de tratá-la. Diagnosticá-la em fase inicial é o fator crucial para uma maior chance de sobrevida”, explica Bernardo, com base nos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O médico elucida ainda que a melhor forma de reduzir esses índices é a conscientização através da informação.

Essa atividade compõe as ações de Educação em Saúde empreendidas pelo hospital no Novembro Azul e, durante esse mês, os usuários em visita ou acompanhando pacientes no Hugol estão recebendo orientações da Liga Acadêmica de Urologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a prevenção do câncer de próstata. Os alunos de Medicina distribuíram materiais educativos e realizaram diálogos individuais sobre sintomas, fatores de risco e exame preventivo.

Câncer de próstata
De acordo com a Liga Acadêmica de Urologia da UFG, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdome. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Numa fase inicial, ele é totalmente assintomático; quando surgem os primeiros sintomas, em quase 90% dos casos o tumor já saiu da próstata e passou para outros locais.

Dentre os fatores de risco estão a idade e o acometimento de parentes de primeiro grau pela doença. O diagnóstico é realizado através do exame clínico combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue.

Mais informações: (62) 3270-6344