Espetáculo ‘Maurice’ estréia em Goiânia nesta quinta

Data: 30/11/2016

Veículo: O Hoje.com

Júnior Bueno

Escrito pelo romancista inglês E. M. Forster a partir de 1913, mas apenas publicada postumamente em língua inglesa em 1971, o livro Maurice é a história da lenta auto-descoberta e aceitação da sexualidade por um jovem aristocrata inglês. O personagem-título é um alter ego de Forster, é um jovem burguês que se apaixona pelo colega Clive Durham, com que vive uma história de amor clandestina já que ser gay na Inglaterra era crime até 1967. Clive acredita que, enquanto o sentimento que os une não se concretizar no plano físico, permanecerá puro. Maurice, no entanto, não se sente da mesma forma e acumula anos de frustração por não poder consumar seu amor.

A história entre Maurice e Clive sai das páginas do livro para os palcos de Goiânia por meio da montagem do diretor Altair de Sousa. Maurice é uma peça teatral que está em cartaz amanhã e depois (1º e 2 de dezembro) no Centro Cultural da UFG. Segundo o diretor, a peça é fruto de uma pesquisa sobre o livro. “A gente leu o livro e estudou bastante sobre a época e o contexto em que ele foi escrito. Foi uma pesquisa de um ano e ao final, o Andreane Lima, que é ator, protagonista da peça, fez uma dramaturgia, em parte adaptando a história e em parte trabalhando com o resultado da pesquisa”, explica Altair.

Os atores da peça construíram diários para definir quais seriam as características de cada um, e isso foi incorporado ao texto. “Tem muito da obra, mas essa pesquisa foi muito importante para a construção a que a gente chegou”, diz o diretor. No elenco, além de Andreane Lima, no papel de Maurice, Esley Zambel faz Clive, seu amado e os atores Victor Melo, Isabela Naves e Gabriela Lima se revezam em vários personagens.

O tema da homofobia permeia o espetáculo. Altair conta que há um momento em que várias personalidades que sofreram perseguição por sua orientação sexual são homenageadas. De Leonardo da Vincci a Harvey Milk, são muitas as vítimas do ódio ao longo da história e que são citados no palco. Incluíndo Oscar Wilde, que chegou a ser preso na Inglaterra por ser gay e que cunhou a expressão “o amor que não ousa dizer seu nome”, para designar os desejos que lhe eram negados.

O diretor ressalta que apesar de ser um livro que retrata o começo do século 20 na Inglaterra, seu teor reflete muito o Brasil de 2016. “A gente tem o intuito de instigar a reflexão, sem levantar bandeira, mas ressaltando o romance. É importante que se respeite o amor. Não é um texto de militância, mas um romance entre duas pessoas”.

Maurice chega a Goiânia após uma trajetória bem sucedida pelos Festivais de Teatro de Anápolis e o FIT na Bahia. Neste último, a peça ganhou os principais prêmios, como, melhor ator, melhor espetáculo, melhor iluminação, melhor figurino, melhor cenário e melhor direção. A temporada no Centro Cultural UFG é curta, de apenas dois dias, mas Altair acredita que é um espetáculo importante pela escassez de peças sobre o tema.

“Nós contamos com o apoio da UFG agora, mas normalmente, há uma falta de patrocínio a Maurice por causa do tema”. Ele diz que pensa em inscrever o espetáculo em editais que contemplem especificamente o tema da diversidade. “Nós já inscrevemos muitas peças antes, todas passam, menos Maurice”, ele relata.

Espetáculo Maurice

Data: 01 e 02 de Dezembro

Local: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, Praça Universitária)

Horário: 20h.