Apenas uma unidade federal segue ocupada em ato contra PEC em Goiás

Data: 30/11/2016

Veículo: G1

Somente campus do IFG, em Formosa, está tomado pelos estudantes.
Número de instituições ocupadas em várias cidades chegou a cerca de 20.

Alunos ocupam a Reitoria da UFG contra a PEC 241, em Goiânia, Goiás (Foto: Facebook/DCE UFG)
Vários prédios foram ocupados por estudantes, mas somente um segue (Foto: Facebook/DCE UFG)

O número de ocupações de unidades educacionais em Goiás, que já chegou a cerca de 20, caiu, atualmente, para somente uma. Instituições de várias cidades do estado chegaram a ser tomadas por estudantes contra Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos do Governo Federal. No entanto, até a tarde de quarta-feira (30), apenas uma localizada em Formosa, no Entorno do DF, segue ocupada.

O campus em questão é do Instituto Federal de Goiás (IFG). A entidade foi a que mais teve prédios ocupados - nove no total. Mas as unidades de Goiânia, Goiânia-Oeste, Anápolis, Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia e Aparecida de Goiânia já foram liberadas.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) também já não conta mais com nenhuma ocupação, uma vez que os campi de Urutaí, Ceres e Iporá não estão mais sob o poder dos alunos.

Dois campi da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia, Formosa, cidade de Goiás e Anápolis também estão livres para as aulas.

A mesma situação ocorre na Universidade Federal de Goiás (UFG). Quatro imóveis foram ocupados em Goiânia, cidade de Goiás, Jataí e Catalão. Entretanto, os estudantes já deixara