Embaixador da Suíça visita Fapeg

Data: 01/12/2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/embaixador-da-suica-visita-fapeg/

Comitiva da Embaixada da Suíça e direção da Fapeg

Com o objetivo de estreitar cooperações e parcerias entre o Estado de Goiás e as instituições Suíças, o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, visitou  presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi. Durante todo o dia, o embaixador se reuniu com autoridades goianas e com o reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral. Participaram da reunião na Fapeg os diretores Científico e Técnico e o chefe de gabinete da Fundação, Albenones José de Mesquita, Antônio Newton e Rodrigo Zani, respectivamente.

Durante a reunião deste dia 29, André Regli afirmou que tem como prática visitar as instituições de ensino superior dos estados para conhecer um pouco mais das potencialidades locais. Para ele, Goiás foi uma surpresa positiva, com um grande potencial tecnológico instaurado. O embaixador lembrou ainda das parcerias que já estão em andamento entre o Brasil e a Suíça e discorreu sobre as oportunidades de novas parcerias. Já a presidente da Fapeg apresentou as ações, as áreas de atuação e os acordos internacionais da Fundação.

Segunda reunião
Ainda na Fapeg, foi realizada uma reunião entre a comitiva suíça, a direção da Fundação e os assessores internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UniEvangélica e Instituto Federal de Goiás. A equipe suíça apresentou o sistema educacional daquele país e as oportunidades de bolsas de estudos oferecidas tendo em vista que, em média, 70% das pesquisas do país são realizadas por meio de cooperações internacionais.

As bolsas são de doutorado e pós-doutorado, em alguns casos até de graduação. Na Suíça falam-se quatro idiomas (Francês, Alemão, Italiano e Inglês), sendo considerado um dos países mais internacionalizados do mundo.

Ao final da reunião, André Regli ressaltou que a Embaixada Suíça está aberta para a Fapeg e para as Instituições de Ensino Superior goianas.

*Assessoria de Comunicação Social da Fapeg