Data: 01/12/2016

Fonte/Veículo: Clinica São Matheus

Link da notícia: http://www.clinsaomatheus.com.br/clinica-sao-matheus-comunica-o-falecimento-de-seu-fundador--o-medico-radiologista-nabyh-salum

Com enorme pesar, a Clínica São Matheus comunica o falecimento de seu fundador, o médico radiologista Nabyh Salum. Pioneiro e um ícone da medicina goiana, ele faleceu na tarde de hoje (30), em Goiânia, aos 83 anos de idade. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 10 horas, no cemitério Jardim das Palmeiras, onde também acontece o velório e onde será celebrada uma missa às 9 horas.

Nabyh Salum deixa a esposa Lucinha Valente, três filhos – Cibele e os médicos Rosana e Fernando – e uma legião de amigos e admiradores.

Mineiro de Três Corações, ele nasceu em 5 julho de 1933. Formou-se em medicina em 1960, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ). Também no Rio de Janeiro, fez pós-graduação em radiologia no Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu e residência no Hospital Moncorvo Filho até 1963.

Em 1964, retornou a Goiânia e participou da fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, da Academia Goiana de Medicina, da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás e da Unimed Goiânia.

Foi professor concursado da Faculdade de Medicina da UFG por 36 anos, diretor administrativo do Hospital Geral de Goiânia e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás por 10 anos.

Em 2015, durante uma homenagem recebida da Associação Médica de Goiás (AMG), instituição que ele presidiu, ele foi definido pelo amigo Luiz Rassi, recentemente falecido, como “um batalhador”. “O Nabyh Salum é um batalhador. Ele quis construir a Associação Médica e o fez. É um grande amigo e companheiro de longos e longos anos. Fico feliz em saber que ainda guarda no seu coração essa força que sempre demonstrou e utilizou com respeito e propriedade”, afirmou Luiz Rassi.