CCJ da Câmara dos Deputados aprova criação da UFCAT

Data: 02/12/2016

Fonte/Veículo: Catalão

Link da notícia: http://www.catalao.go.gov.br/noticias/2016/12/02/ccj-da-c%C3%A2mara-dos-deputados-aprova-cria%C3%A7%C3%A3o-da-ufcat/

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 5271/16) do governo federal que cria a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) a partir do desmembramento da Regional da Universidade Federal de Goiás. O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).
Segundo o relator, além de preencher todos os requisitos legais, o projeto é de grande importância para Catalão e todo o sudeste goiano. “A região anseia por essa proposta, que vai alavancar o desenvolvimento do sul do Estado, além do Triângulo Mineiro”, disse.
Prefeito de Catalão, Jardel Sebba comemorou mais este passo dado rumo à criação da universidade – a proposta, que tramita em regime de urgência, ainda terá de ser analisada pelo Plenário da Câmara. “A Regional da UFG já trouxe inúmeros benefícios para nossa gente. Deu suporte para o forte crescimento econômico e social que experimentamos. Com a nossa sonhada UFCAT, nosso processo de desenvolvimento será acelerado. Ninguém segura Catalão.”
Jardel agradeceu ao deputado Fábio Sousa, e a todos que têm abraçado o projeto de criação da universidade. “É um sonho apartidário, acalentado desde a criação do campus avançado da UFG em 1983. Construído a muitas mãos. Sou grato, inclusive, a ex-presidente Dilma, que apesar de toda pressão política contrária, teve a nobreza de gesto de enviar ao Congresso projeto de lei de criação da nossa universidade.”
O prefeito destacou a luta de toda a comunidade acadêmica, e a importância de uma universidade autônoma para uma cidade com mais de 100 mil habitantes. “A UFCAT já vai nascer com o curso de Medicina que vai representar muito para toda a região e vai nos consolidar com um grande polo universitário”, acrescentou.
O governo federal estima que o custo anual de implantação da nova universidade será de R$ 8,2 milhões. A proposta aprovada autoriza ainda a contratação, por concurso público, de 81 técnicos-administrativos em educação e a doação de bens da União para a instituição.
O Ministério da Educação nomeará temporariamente um reitor e um vice-reitor para a UFCAT. Caberá ao reitor pro tempore estabelecer as condições para a escolha do reitor da universidade. (Com Agência Câmara de Notícias)