Meninas de Luz comemoram Dia do Voluntário

Data da noticia: 09/12/2016
Veículo/fonte: Goias Agora
Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/meninas-de-luz-comemoram-dia-do-voluntario/

Jovens grávidas atendidas pelo projeto Meninas de Luz, desenvolvido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no Centro Social Dona Gercina (CSDG), em Campinas, em Goiânia, participaram das comemorações do Dia Internacional do Voluntário, festejado dia 5 de dezembro.

Os grupos de contação de histórias Gwaya, da Universidade Federal de Goiás, e Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), abriram a programação desta quarta-feira, dia 7, que reuniu cerca de 30 grávidas beneficiadas pelo projeto no Cantinho da Leitura, sala do Centro Social onde foi instalada uma biblioteca.

Durante a atividade, foram distribuídos lembrancinhas e certificados de capacitação de voluntários emitidos pelo Centro Goiano de Voluntários (CGV), da OVG. A cantora e tecladista Aline Helena Veloso, do CGV, apresentou repertório variado e atendeu pedidos musicais das meninas do projeto. A festa foi encerrada com exibição de dança do ventre pela dançarina Letícia Pereira, seguida de lanche.

O gerente do CGV, Wellington Fassa, ressaltou que as comemorações tiveram início dia 5, no Centro de Convivência Vila Vida, que reuniu idosos atendidos pelas quatro unidades da OVG destinadas às pessoas da terceira idade. “Realizamos ações para o público interno, para as unidades da OVG, proporcionando momentos de integração e descontração e explicando aos participantes sobre o que é o voluntariado”, citou.

Missão
A gerente do CSDG, Malba Parreira, afirmou que o encontro, que teve a presença de familiares das gestantes, visou cumprir a missão da OVG com relação à prática do trabalho voluntário e também disseminar a cultura do voluntariado. Participaram do evento a diretora de Ação Social da Organização, Helca Nascimento, e a diretora da Bolsa Universitária, Kelen Belucci.

Luciana da Silva Sampaio, 20 anos, grávida de 8 meses, uma das integrantes da turma que terminou nesta quarta-feira, 7, o curso preparatório das gestantes, acompanhou com atenção as histórias contadas pelos grupos da UFG e Seduce. “Elas sabem envolver as pessoas com coisas curiosas e gestos, de forma que a gente vivencia mesmo as histórias”, relatou. Outra participante, Luciana Daniele, 21 anos, cuja gravidez chega aos 8 meses, disse ter apreciado a festa preparada pelo CSDG e a OVG.

A jovem, que também terminou o curso realizado pelo Centro Social para orientar e apoiar as futuras mamães, tomou conhecimento do Meninas de Luz em 2015, por meio de uma amiga, quando era solteira. Ela se mudou para Mato Grosso do Sul, casou-se e, grávida, decidiu voltar a Goiânia em julho deste ano para se inscrever no Projeto Meninas de Luz oferecido pelo CSDG. “Estou muito feliz, me sinto mais segura e pronta para ter meu filho”, assinalou. Atualmente, o projeto atende a cerca de 150 jovens grávidas. Por ano, são beneficiadas cerca de 600 jovens, todas de famílias necessita