Lisandro Nogueira faz balanço positivo das atividades da Cinemateca

Data: 24/11/2014

Veículo: A Redação

Link da matéria: http://www.aredacao.com.br/cultura/51139/lisandro-nogueira-faz-balanco-positivo-das-atividades-da-cinemateca

Professor de Cinema está de volta a Goiânia

(Foto: Marcio Cruz)

Yuri Lopes

Goiânia
 - Desde o início de novembro de volta a Goiânia, o professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lisandro Nogueira, adiantou sua saída da direção da Cinemateca Brasileira, que estava programada para o final de dezembro.

Foi com sentimento de dever cumprido que Lisandro contou ter saído da instituição que arquiva e preserva todos os registros de audiovisual produzido no Brasil. Alegando questões pessoais, Lisandro saiu do comando da Cinemateca dois meses antes do programado.

Quando chegou à instituição, em outubro de 2013, Lisandro recebeu do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mario Borgneth, a missão de cumprir dois objetivos principais: colocar a Cinemateca em funcionamento (após ter ficado sem diretor por nove meses) e criar um novo modelo institucional.

Foi decidido então que uma Organização Social (OS) seria responsável pela gestão do órgão e Lisandro foi convidado para dirigi-la. O convite foi recusado, segundo Lisandro, por ele ser um servidor público federal, e as duas funções serem conflitantes, já que ele não poderia dirigir uma entidade privada.

Nomeado pela então ministra da Cultura, Marta Suplicy, após indicação do cineasta Cacá Diegues (membro do Conselho da Cinemateca), o professor Lisandro foi um dos três nomes que compuseram uma lista levada até Marta para a escolha do diretor da Cinemateca. Além de ter proximidade com o tema, ser de fora de São Paulo era um dos principais requisitos.

Criada em 1940, a Cinemateca foi incorporada pelo governo federal em 1984. Suas principais atividades são: a Preservação, a Restauração, a Catalogação, a Documentação e a Difusão de audiovisual.

Confira abaixo algumas das principais atividades desenvolvidas em 2014 pela Cinemateca:

Incorporação de acervo bibliográfico e audiovisual;
Anuário do Cinema Brasileiro;
Alimentação da Filmografia Brasileira;
Atendimento de pesquisadores acadêmicos e público em geral;
Criação e acompanhamento de demandas para o novo sistema Cinemateca Brasileira;
Digitalização de documentos;
Pesquisa e elaboração de verbetes biográficos;
Envio de duplicatas de materiais bibliográficos para instituições afins.
Empréstimo de filmes para instituições culturais como Sesc;
Mostra Internacional e Fundaj;
Realização de mostras de cinema, Festivais, eventos culturais,
Empréstimo das salas para eventos fechados como pré-estreias e;
Lançamentos de livros.
Incorporação de novos materiais audiovisuais ao acervo;
Processamento (incorporação, descrição de conteúdo e indexação) de reportagens telejornalísticas, em película 16mm, do acervo da TV Tupi;
Transcrição de letreiros de filmes brasileiros;
Descrição de conteúdo de filmes brasileiros;
Análise e emissão de laudos técnicos de materiais em vídeo e digital encaminhados para depósito legal;
Criação e atualização de registros nas bases de dados de controle de materiais audiovisuais;
Criação e acompanhamento de demandas para o novo sistema Cinemateca Brasileira;
Levantamento de informações e elaboração de inventários dos acervos adquiridos no âmbito do Termo de Parceria 001/2008 MinC-SAC.
Incorporação de novos materiais audiovisuais ao acervo;
Exame de monitoramento do estado de conservação dos filmes do acervo, seguindo listagem de prioridades pré-existente;
Revisão/preparação de filmes para exibição, duplicação em película ou telecinagem em laboratórios externos;
Revisão de retorno para conferência do estado de conservação dos materiais devolvidos ao arquivo;
Atendimento aos depositantes na confecção de listas de materiais, solicitações de retiradas de materiais, etc.;
Atendimento a terceiros, com autorização dos depositantes e detentores de direitos, para acesso à informação e/ou materiais;
Atendimento à terceiros e orientação para depósito/doação de novos materiais;
Análise e emissão de Laudos Técnicos de materiais em película cinematográfica, encaminhados para Depósito Legal;
Monitoramento diário das condições climáticas dos arquivos climatizados para guarda de acervo;
Atualização dos registros da Base TRF no que se refere à movimentação de itens do acervo, informações técnicas resultantes dos exames de monitoramento, revisão/preparação de saída e retorno;
Elaboração de relatórios mensais das atividades correntes;
Levantamento de informações e elaboração de Inventários dos acervos adquiridos no âmbito do Termo de Parceria 001/2008 Minc/SAv.
Incorporação de novas fotografias ao acervo;
Organização, higienização, manutenção, confecção e troca de embalagens das imagens do acervo;
Digitalização e tratamento de imagens do acervo;
Atendimento a pesquisadores e público em geral;
Registro fotográfico institucional;
Instalação de impressora e computador para impressão de cartazes;
Treinamento de estagiários e novos funcionários do setor;
Elaboração de inventário de 6 coleções fotográficas;
Atendimento de visitas técnicas.