Aluno da rede municipal fica em terceiro

Data: 02/12/2014

Veículo: Diário da Manhã

Link da matéria: http://www.dm.com.br/texto/199237-aluno-da-rede-municipal-fica-em-terceiro

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas visa estimular o estudo e revelar talentos na área

O aluno do 9º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato Júlio César Pereira França, 14 anos, foi classificado em terceiro lugar na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Por ter recebido Menção Honrosa em outros anos, ele já integra o Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Goiás (UFG) há dois anos. Com a conquista da medalha de bronze em 2014, ele permanecerá na olimpíada em 2015.

O professor coordenador da Obemep nesta escola, Dory Edson de Faria Sudré, fala com satisfação sobre o resultado. "O Júlio é um aluno exemplar. Ele é de excelência. A escola e os professores sempre apostaram muito nele. Sabíamos que uma hora ou outra ele seria um medalhista, pois se empenha muito, se dedica ao máximo e gosta muito de estudar. Ele é merecedor", disse.

A Obmep é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a Obmep mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).

Professores

Professores da rede municipal de Educação concluíram o Curso de Formação de Professores de Matemática oferecido por meio de convênio firmado com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que promove a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Foram desenvolvidos dois módulos com início no ano de 2013.

Nos dias 28 e 29 de novembro foi realizado o Workshop de encerramento com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas escolas em que atuam. Este é um projeto piloto da Obmep que teve início em 2012, em São Paulo, e em 2013, em Goiás e Alagoas, sendo a rede municipal de Goiânia a única rede municipal a integrar o projeto.