Orquestra e Coro Sinfônico fazem concerto na segunda-feira

Link da matéria:

Fernando Cupertino

Foto: Sectec

O compositor goiano Fernando Cupertino terá suas obras interpretadas pela Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico Jovem de Goiás, em concerto que acontece na próxima segunda-feira dia 8, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística, que fica na Avenida T-10 c/ T-11, Praça Rosa Mística, Setor Bueno, em Goiânia. A entrada é gratuita. Orquestra e Coro são formados por alunos do CEP em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.

O programa da noite será formado por obras do compositor goiano Fernando Cupertino, sendo algumas em primeira audição mundial e outras em primeira audição no Brasil. Serão executadas a Serenata para Cordas (2009), Suíte Sinfônica (2010), Vocalise (2009) e a Missa Brevis (2013). A regência do concerto será do maestro Eliseu Ferreira, tendo como solistas Mábia Felipe (soprano), Rita Mendonça (mezzo-soprano), Michel Silveira (tenor) e Carlos Vitorino (baixo).

Compositor
A trajetória musical de Fernando Cupertino começou em corais das igrejas da cidade de Goiás, tendo sucedido Darcília Amorim na direção do Coro da Catedral de Sant’Ana, entre 1984 e 1998. Médico por formação, jamais afastou-se da música. Com o incentivo das professoras Belkiss Carneiro e Consuelo Quireze, da Escola de Música e Artes Cênicas da de Federal de Goiás (UFG), intensificou sua escrita para piano e música de câmara a partir de 2002. Entre os anos de 2005 a 2011 foi aluno do compositor Osvaldo Lacerda, um dos grandes expoentes do nacionalismo musical brasileiro, e também concluiu seu mestrado em Música pela UFG.

Missa
Uma das peças incluídas no programa, a Missa Brevis in honorem Beatissimae Virginis Maria foi escrita por encomenda do Coro Polifônico da Lapa, na cidade do Porto (Portugal). A missa foi originalmente idealizada para coro misto a cinco vozes, solistas, quinteto de metais, tímpanos e órgão. Mais tarde, o autor incluiu, por solicitação do maestro Filipe Veríssimo, uma orquestra de cordas.

Mais informações: (62) 3201 5220