Palhaçada genealógica

Data: 10/12/2014

Fonte/Veículo: O Popular

Em sua quarta edição, festival traz para Goiânia a Família Colombaioni, uma das últimas companhias que ainda conservam a linguagem do palhaço clássico

Clenon Ferreira

10 de dezembro de 2014 (quarta-feira)

Por trás de quase 60 anos e seis gerações, o ator e diretor Leris Colombaioni e seus filhos, Lenny e Barry, reproduzem com humor e sensibilidade as mesmas trapalhadas, quedas e acrobacias que os seus antepassados lhe ensinaram. A partir das tradicionais apresentações em clown, referente à linguagem circense, a família italiana Colombaioni é a atração principal do Festival Palhaçada, que começa hoje e vai até domingo em diferentes lugares de Goiânia.

Com o objetivo de estimular a troca de experiências entre os diferentes profissionais ligados à arte de fazer rir, o festival reúne trabalhos de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de Goiás. Para hoje, quem abre o Palhaçada é a família Colombaioni, com o espetáculo Um Pouco de Praticamente Nada, no Centro Cultural UFG. Inspirado na Commedia dell’Arte e na clownerie clássica, a peça brinca com poucos objetos em cena e com as capacidades corporais dos próprios palhaços, com quedas, interpretações e acrobacias.

Além de realizarem paródias das tragédias de Shakespeare, a família Colombaioni promove uma apresentação que se baseia no controle facial e corporal como principal instrumento de expressão artística. No lugar da fala, há acrobacias e trapalhadas. O grupo italiano é uma das últimas companhias de artes cênicas do mundo que ainda conservam a linguagem do palhaço clássico. Os espetáculos da família são apresentados em diferentes países, mas todos entendem o que é se diz. “O importante não é a fala”, reitera o pai, Leris.

Em cena, usam poucas maquiagens, falam muito pouco, mas fazem várias gags. Os Colombaioni descendem de uma taravaglia, uma trupe de saltimbancos que vivia de corte em corte e remonta à época da Commedia dell’Arte, uma espécie de teatro de rua marcado pelo imprevisto. De gerações em gerações, a família acabou por ser reconhecida por seu trabalho, inclusive com parcerias de grandes diretores do cinema, como Federico Fellini (1920-1993), por intermédio da divulgação e desenvolvimento do clown.

APRENDIZADO

É em busca de profissionalização que o Festival Palhaçada, além de promover espetáculos por toda a cidade, ainda promove um curso de Palhaçaria Clássica para estudantes e profissionais do teatro ministrada por Leris. A atividade teve inscrições realizadas nos meses que antecederam o evento e o curso reitera a importância da gestualidade e expressividade, assim como as de técnicas de acrobacia, mímica, truques, cascatas e equilibrismo.

Segundo a curadora e diretora da quarta edição do Palhaçada, Denise Carrijo, Leris Colombaioni é referência em todo o mundo quando se fala em palhaços. “Trata-se de grande inspiração para o público e para os profissionais da arte, que desejam ter esse contato único com a companhia, aclamada e reconhecida como um dos grandes nomes do clown. O curso serve como uma ótima oportunidade de aprendizado e profissionalização”, explica.

Ao longo dos debates sobre a formação profissional para a Palhaçaria Clássica, Leris ainda promove um misto de aprendizado sobre técnicas que permeiam as artes cênicas com os princípios técnicos e fundamentais para a arte cômica. “O Palhaçada sempre tem esse perfil de trazer espetáculos e oficinas para Goiânia. O que percebemos é essa vontade dos atores e estudantes de artes em estarem influenciados pelo humor”, aponta a curadora.