UFG especializa profissionais para o setor

Data: 08 de dezembro de 2014

Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/texto/199676

A Universidade Federal de Goiás (UFG) criou em maio deste ano o curso de especialização em tomate para processamento industrial que é subordinado à Escola de Agronomia da instituição. São 13 alunos matriculados no único curso de pós-graduação existente no mundo com carga horária de 360 horas voltadas exclusivamente à cadeia dos atomatados.

O principal objetivo desta especialização é capacitar profissionais das mais diferentes áreas em torno das vertentes envolvidas no processamento de tomates. Conforme a professora Abadia dos Reis Nascimento, coordenadora do curso, a pós-graduação latu sensu neste segmento começou a ser discutida por ocasião do 1º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, em 2006.

Ao longo dos 18 meses de formação os alunos terão acesso, por meio de aulas práticas e teóricas, a importantes informações envolvidas no cultivo, colheita e processamento do tomate. Nos laboratórios da Escola de Agronomia da UFG são ensinadas técnicas e apresentadas pesquisas modernas relacionadas ao combate das principais pragas e doenças do tomate, práticas corretas e eficazes para manejo do solo, maneiras adequadas para colheita do fruto e formas mais indicadas para o aumento da produtividade na plantação. Além disso, os estudantes aprendem quais são as tecnologias mais atuais disponíveis no mercado para o cultivo e industrialização do tomate.

A preocupação com a sustentabilidade é um dos principais pilares do curso oferecido na UFG. “Não há como ensinar questões agrícolas sem pensar no lado sustentável. Por isso, temos uma preocupação constante em transmitir aos nossos alunos que o meio ambiente precisa ser levado em consideração, principalmente quando o que se está em jogo são questões econômicas”, ressalta Nascimento.