Reunião extra para discutir hospital

Data: 08 de dezembro de 2014

Veículo: O Popular

A Universidade Federal de Goiás (UFG) negou ontem que o reitor Orlando Amaral tenha revisto decisão do Conselho Universitário (Consuni), que aprovou na última sexta-feira a transferência do Hospital das Clínicas para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que aos poucos, desde 2011, vem assumindo o controle de hospitais universitários de todo o País.

O anúncio de que Amaral teria voltado atrás na decisão foi feita pela Associação dos Docentes da UFG (ADUFG) em seu site. Em nota divulgada ontem a ADUFG comemora o que chama de “vitória do diálogo”.

Na prática, entretanto, a reunião extraordinária marcada para a próxima quarta-feira após protesto dos que foram contra a transferência, logo após a votação de sexta-feira, abre brecha para que a decisão seja revista. Qualquer conselheiro poderá questionar a votação e levantar a questão novamente no encontro. O conselho é formado por 50 a 60 membros, dos quais cerca de 40 participaram da última reunião.

A votação foi por maioria visível e não houve contagem dos votos, o que causou protesto de alguns participantes. A manifestação foi até a reitoria, onde o grupo impediu a entrada de Amaral no prédio. A dispersão só ocorreu quando o reitor convocou uma reunião extraordinária para o próximo dia 10.

Uma parte dos funcionários e docentes da UFG reclamam que a transferência possa representar desvantagens administrativas e trabalhistas. “Não discutimos isso a fundo. Até agora entendemos que trará prejuízos aos trabalhadores, estudantes e usuários”, disse a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Fátima dos Reis, ao POPULAR na sexta-feira.