Grupo Bastet promove temporada especial para comemorar 10 anos

Data: 12 de dezembro de 2014

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://aredacao.com.br/cultura/51767/grupo-bastet-promove-temporada-especial-para-comemorar-10-anos

Evento inclui palestras, espetáculos e oficina

Grupo Bastet promove temporada especial para comemorar 10 anos Espetáculo 'Vamos a La Playa' está na programação comemorativa de 10 anos do Grupo Bastet (Foto: Lorena Coelho)

Yuri Lopes

Goiânia
– Para comemorar 10 anos de funcionamento, o Grupo Bastet preparou uma programação com atrações variadas como mostras de cinema, espetáculos, cursos profissionalizantes, palestras e oficinas. Parte das atrações é gratuita e outra parte terá cobrança de ingresso. Confira na programação completa ao final da matéria.

O projeto começa no sábado (13/12), com o curso Mímica para Músicos Dançarinos, ministrado pelo ator do Distrito Federal, Miqueias Paz. Como forma de apresentar as ações desenvolvidas pelo Grupo Bastet ao longo dos dez anos da companhia e reiterar o amadurecimento do grupo em 2014, a temporada abarca os espetáculos que foram premiados e apresentados em diferentes regiões brasileiras e em outros Países.

Cena de 'História é Uma História' (Foto: divulgação)

Este ano, por exemplo, o Grupo Bastet trouxe para os palcos de Goiânia a quarta edição do festival Na Ponta do Nariz, com uma programação internacional, além de criar uma rede de diferentes profissionais de cada canto do País. A companhia ainda levou o espetáculo Vamos a La Playa para diversos festivais, a exemplo do 17º Festival Internacional de Mimos y Payasos – Miumame, em três cidades da Antioquia: Medellín, Santa Fé e Rio Negro.

Programação
Para o primeiro final de semana da Temporada Bastet 10 Anos, o realizador teatral Miqueias Paz dá uma oficina com a proposta de fazer um mergulho nas contradições e “zonas errôneas” que habitam a personalidade, o corpo e os padrões de movimento do ator. O curso vai até o domingo e será realizado no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Já no o início da semana, 15, 16 e 17 (segunda, terça e quarta), a cada dia haverá a exibição de filmes de diretores e artistas que influenciam as montagens dos espetáculos do Grupo Bastet, a exemplo dos cineastas Luis Buñuel, David Lynch, Sam Raimi, Quentin Tarantino, Charlie Chaplin, Jerry Lewis e Monty Python. Antes de cada filme será exibido, como parte da programação, um dos documentários que registram e repercutem as atividades que realizamos no ano de 2014: “Vamos a La Plaia”,  “Bastet na Colômbia” e “4º Na Ponta do Nariz”. As exibições acontecem na Empório Armário Brechó e Suqueria, às 19 horas, com entrada gratuita.

Já para o final de semana, a Temporada Bastet 10 Anos promove a exibição dos espetáculos que circularam por todo o mundo em 2014 e o curso A Plástica do Personagem, ministrado pela atriz Maria Adélia, do Rio de Janeiro, no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França. Já em relação às apresentações teatrais, na quinta (18) será apresentado o Vamos a La Playa, no Goiânia Ouro, às 20h. Na sexta-feira (19), o Grupo Bastet apresenta o A História é um Istória, no Centro Cultural UFG, às 20h. Já no sábado (20), haverá uma festival especial da temporada de 10 anos no Metropolis Retro.

Programação

Atividades formativas
13 e 14 de dezembro [sábado e domingo]
Curso: Mímica para Músicos e Dançarinos
Horário: 9h às 18h, com 01 hora de intervalo para almoço.
Ministrante: Miqueias Paz (DF)
Carga horária: 16 h/a
Local: CEP Basileu França (Avenida Universitária, nº 1750, Setor Universitário, Goiânia – quase em frente ao Sesc Universitário)

19, 20 e 21 de dezembro [sexta, sábado e domingo]
Curso: A PLASTICA DA PERSONAGEM
Ministrante: Maria Adélia (RJ)
Carga horária: 15 h/a

Cineclube Bastet – filmes, pipoca e Karaokê
15, 16 e 17 de dezembro (segunda, terça e quarta)
Local: Empório Armário Brechó e Suqueria  – 19h
Ingresso: Gratuito

Espetáculos

18 de dezembro (quinta)
Vamos a La Praia - Grupo Bastet (Go)
Local: Teatro Goiânia Ouro - Rua 3 esq com Rua 9, nº 1016, Galeria Ouro, Centro, Goiânia.
Ingresso: R$ 20,00

19 de dezembro (sexta)
A História é um Istória - Grupo Bastet (Go)
Local: Centro Cultural UFG - Avenida Universitária,1533, Setor Universitário, Goiânia.
Ingresso: R$ 20,00

Noite de Encerramento
Metras Pop recebe Bastet 10 anos
Dj, performance, festa, dança, alegria
20 de dezembro (sábado)
Local: Metrópolis Pub - Rua 83, 372, Setor Sul,Goiânia.
Horário: 22:30h