Concerto de Natal

Data: 17 de dezembro de 2014

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/texto/200755-concerto-de-natal

Orquestra Filarmônica de Goiás encerra temporada 2014 com apresentação no Centro Cultural Oscar Niemeyer

DIÁRIO DA MANHÃ

DA REDAÇÃO

Com a presença de coros convidados, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz, hoje, o último concerto da Temporada 2014. A apresentação musical acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Ccon), às 20h30. A regência é do maestro Eliseu Ferreira e a entrada é gratuita.

O programa é composto por obras e trechos de óperas baseadas no espírito de Natal. Um dos destaques da apresentação é a participação da soprano Ângela Barra, que acompanhada pela Filarmônica, vai interpretar consagradas composições como O Mio Babbino Caro e Madame Butterfly de autoria do italiano Giacomo Puccini.

O concerto também será abrilhantado pela presença dos coros Sinfônico Jovem de Goiás, Soul e de Câmara do Centro de Educação Profissional em Artes. Juntos, os músicos pretendem emocionar o público ao interpretar os aclamados temas Nabucco de Verdi, Pagliacci de Leoncavallo e Norma de Bellini. Estas obras são principais referências da música operística italiana do século XIX.

Duas composições genuinamente natalinas encerram o concerto e a temporada 2014. Sleigh Ride e A Christmas Festival do compositor norte americano Leroy Anderson objetivam fazer com que o público saia do concerto já com o espírito de natal.

O maestro

Natural de Anápolis, Eliseu Ferreira é graduado em Educação Artística e clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição. Em 2010 recebeu do governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado. Atualmente é diretor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola Veiga Vale.

A soprano

Natural de Goiânia, Ângela Barra é detentora de vários prêmios em concursos de nível nacional e internacional. Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, já se apresentou sob a regência de consagrados maestros como Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Alceo Bocchino, Emílio de César, entre outros.

Os coros

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi fundado em junho de 2014. Após rigorosa seleção, 48 cantores foram escolhidos dentre cerca de 70 candidatos. O objetivo do coro é a preparação de repertório erudito, tanto “a cappella”, como em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás Já o Coro Soul é formado por alunos do CEP em Artes Basileu França e por pessoas da comunidade goianiense. Tem o objetivo de explorar, estudar e difundir a “Música Soul”, tipo de música popular dos negros americanos O Coro de Câmara é um projeto do CEP em Artes Basileu França, que tem o objetivo de contribuir com a promoção das artes e o desenvolvimento das atividades culturais do Estado de Goiás.

A Orquestra

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do governo do Estado de Goiás e está dentro da estrutura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

O Ccon, como é conhecido, abriga ainda o Palácio da Música Belkiss Spenzièri; o Museu de Arte Contemporânea de Goiás; o Monumento aos Direitos Humanos e uma biblioteca. Além da Esplanada JK, o espaço aberto que, a cada dia mais, se torna o ponto de encontro e diversão das famílias e de esportistas goianos. Sediada no Ccon, a Filarmônica de Goiás se apresenta em concertos musicais; abre audições para a contratação dos músicos; faz ensaios abertos ao público; oferece workshops e realiza concursos.

Temporada 2014

Este ano, a Orquestra Filarmônica de Goiás estreou sua primeira Turnê Nacional, apresentando ao público obras essenciais do repertório sinfônico. A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para a Juventude, Filarmônica no Sesi, Concertos de Câmara, Concertos Didáticos e Ensaios Abertos, Orquestra nos Bairros, além da II Turnê Estadual, do III Workshop Internacional de Regência Orquestral e do II Concurso Jovens Solistas.

Em seu terceiro ano de reformulações, a Orquestra Filarmônica de Goiás traz para a direção artística e regência titular o maestro britânico Neil Thomson, dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música europeias, com currículo recheado de premiações e passagens ilustres pelas grandes orquestras do mundo.

Neil Thomson vem estabelecer um critério de excelência musical em Goiás. A sua contribuição é decisiva para a consolidação artística da Filarmônica, dando continuidade em seu crescimento qualitativo e atuação no cenário da música de concerto.

Além da presença de Neil Thomson na direção artística e regência titular, a Filarmônica de Goiás receberá durante todo o ano de 2014 artistas de renome como José Feghali, Arnaldo Cohen, Ian Parker, Fábio Zanon, Ittai Shapira, Aylton Escobar, David Rabinovich, Washington Barella, Luiz Filip, Jean Louis Steuerman, Pablo Rossi e Cláudio Cruz.