67% dos goianos preferem jornal impresso

Data: 20/12/2014

Fonte/Veículo: O Popular

 

Apesar do avanço da internet, o leitor de Goiás mantém o hábito de ler notícias na versão impressa, segundo a última pesquisa de mídia

Dayse Freitas

Apesar do crescimento da internet como meio de comunicação e as especulações sobre a substituição das edições impressas de jornais por edições digitais, os hábitos do leitor de jornal em Goiás continuam inalterados, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, em relação à edição anterior, de março deste ano . O porcentual de goianos que leem jornais todos os dias permaneceu em 9%, maior que a média nacional de 7%. A preferência pela leitura na versão impressa é de 67%.

O jornal é fonte confiável para a população goiana. Conforme a pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgada ontem, 49% dos entrevistados em Goiás afirmam confiar sempre nas notícias veiculadas nos jornais impressos. O crédito depositado sobre canais de internet é de 36%, um aumento de 5% se comparado com a PBM anterior. Para a TV, a credibilidade é um pouco maior, de 52%. Para o rádio, este número cai para 43% (veja quadro).

A confiabilidade nos jornais impressos evidencia a importância desses veículos, mesmo diante do avanço tecnológico dos meios de comunicação. Por ser mais tradicional, as pessoas veem no jornal uma fonte de informação mais precisa, segundo o professor da UFG e assessor de Pesquisa de Opinião da Secom, Pedro Santos Mundim.

Diante do domínio da confiabilidade do jornal impresso, lucram também as empresas que investem em propaganda neste tipo de veículo. Em Goiás, quem anuncia nos impressos tem a confiança de 44% dos leitores - 45% para TV, 38% para rádio e 36% para sites.

Sobre os motivos pelos quais as pessoas leem jornais, 84% estão em busca de informações sobre o seu dia a dia, o País ou lazer e entretenimento. Os dias preferidos para o consumo de jornais são segunda e quarta-feira, quando, respectivamente, 48% e 45% dos entrevistados disseram ler jornais.

 

Uso da televisão, rádio e internet cresce na última pesquisa de mídia

 

Na PBM 2015, os números referentes à intensidade de uso da televisão, do rádio e da internet são maiores do que os publicados na PBM 2014. Em Goiás, 66% das pessoas assistem TV todos os dias, na última pesquisa a média era de 64%. O número de goianos que ouvem rádio diariamente é de 24%, o que representa um aumento de 7%. A média nacional cresceu 8%.

Na internet, o aumento é ainda maior. Na última pesquisa, 23% das pessoas em Goiás acessavam internet todos os dias, agora esse número passou para 40%. O número de pessoas que nunca acessam a rede era de 48% e passou para 42%, queda de seis pontos porcentuais.

Pedro Mundim afirma que o uso do aparelho celular está crescendo bastante, o que facilita o acesso à internet. “As pessoas não precisam mais comprar computadores para acessar a internet diariamente, podem fazer isso com o celular. O acesso fica mais disponível e o custo menor.”

Para realizar a pesquisa Brasileira de Mídia 2015, o Ibope ouviu 18.312 pessoas distribuídas nos quatro cantos do País, entre os dias 5 e 22 de novembro passado. E, contou com a participação de especialistas em mídia e opinião pública.