No caminho da vida profissional

Data: 22/12/2014

Fonte/Veículo: O Popular

(M.L.)22 de dezembro de 2014 (segunda-feira)

Hoje, pelo menos duas dezenas de portadores de Síndrome de Dow já frequentam universidades no Brasil. Dois deles estão na Universidade Federal de Goiás (UFG), um no curso de Matemática, em Goiânia, e outro no curso de Geografia, no campus de Jataí. Coordenador do Núcleo de Acessibilidade da UFG, o professor Régis Henrique dos Reis Silva explica que no âmbito da instituição o aluno com deficiência é atendido em suas necessidades, mas é como qualquer outro acadêmico. “Muitas vezes o aluno especial tem um tempo de aprendizado distinto. Em casos assim, orientamos que ele faça menos disciplinas por semestre e tenha acompanhamento pedagógico no contraturno”. Na UFG, 170 acadêmicos são portadores de algum tipo de deficiência.

Na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, existe desde 2002 o projeto A Informática como Processo Facilitador de Pessoas com Síndrome de Down (Alfadown), desenvolvido pelo Programa Educação e Cidadania (PEC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX). O Alfadown tem a parceria da Asdown e o apoio da Superintendência de Ensino Especial da SEE.