Educação em Catalão

Data: 26 de dezembro de 2014

Fonte: Diário da Manhã

Link da matéria: http://www.dm.com.br/texto/201586-educacao-em-catalao

Catalão está em festa! Somos a melhor Educação em Rede, de Goiás, pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, divulgados em agosto deste ano: no quinto ano atingimos a média de 6.8 e no nono ano, 5.8. Estes resultados refletem um trabalho em equipe, com compromisso, foco, responsabilidade e planejamento.

No mês de dezembro, encerramento do ano letivo, tivemos a agradável notícia que nossa Educação Municipal foi premiada na "Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o futuro - 4 edição", com o aluno Erick Rodolfo, da Escola Municipal "Nilda Margon Vaz", que ficou em 1 lugar no Brasil , na categoria Poema.  Foi o único goiano e do Centro Oeste entre os 20 premiados. Os vencedores foram divulgados no dia 17 de dezembro, em Brasília, pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC e pela Fundação Itaú Social. É um fato importante visto que este garoto, que tem todo um futuro pela frente, é oriundo da Rede Pública Municipal. O poema "Coração de dançador" conquistou a todos referenciando as Congadas de Catalão e as riquezas culturais de nossa terra.

Estas conquistas representam o coroamento de um trabalho arrojado que teve início no ano de 2013, na gestão do Prefeito Jardel Sebba. O trabalho em Rede proposto para a Educação Municipal vem dando resultados e estamos colhendo bons frutos. Catalão desponta, de acordo com o IDEB e segundo o MEC, como o Município que mais avançou na educação goiana. Hoje, somos a melhor Rede Pública de Educação do estado de Goiás.

O envolvimento de todos tem feito a diferença!  Juntos, professores, coordenadores, gestores, servidores em geral, Secretaria de Educação e Prefeito Jardel (com apoio irrestrito e confiança), alavancou Catalão para os melhores índices no IDEB e com isso, destacou nossa Educação Municipal.

A construção desse projeto foi possível também pela parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Compartilhamos ações da gestão do então Secretário de Educação, Thiago Peixoto, a saber: núcleo pedagógico estruturado com o trabalho de tutoria pedagógica em apoio e acompanhamento às escolas, cadernos educacionais, avaliação diagnóstica, entre outras. Acrescentamos a estas ações, o simulado semanal, o caderno de lição de casa, avaliação oral de leitura e o horário de trabalho pedagógico coletivo - HTPC. Tudo isto implementado conjuntamente com os professores significa a construção coletiva e de qualidade da nossa educação sendo possível graças à decisão do Prefeito Jardel em dar autonomia total à gestão da educação, sem ingerência política.

Trabalhamos em sintonia e observando as diretrizes do governo federal que prima pelas Avaliações Externas, como, ANA, ENEM, ENADE e IDEB.

Acompanhamos dessa forma as Escolas Municipais, oferecendo subsídios para a melhoria da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, nas diretrizes dessas avaliações referente ao nosso segmento de atuação.

Nossa cidade também comemora a conquista, nesse ano, da autorização, pelo MEC, do curso de medicina na UFG Catalão, com a assinatura do protocolo de intenção pela administração municipal e a UFG, com vagas já definidas para o próximo ENEM e início das aulas para 2016.

Assim entendemos que o envolvimento com a educação deve ser de toda a sociedade e com a interlocução das instâncias: municipal, estadual e federal. Esses resultados são importantes, pois nos da confiança de que estamos construindo sim a nossa nova educação!! De forma coletiva e democrática. Os desafios são imensos, mesmo porque, há uma brutal e injusta concentração de receita nas mãos do governo federal e aos municípios as atribuições e responsabilidades são cada vez maiores, contudo, vamos em frente, pois, temos muito ainda por fazer... Apenas começamos!!!

(Arcilon Sousa Filho é Secretário Municipal de Educação de Catalão)