Placa de veículo virou polêmica

Data: 31 de dezembro de 2014

Fonte: O Popular

As placas veiculares com código de barras implantadas pelo Detran em Goiás em abril foram alvo de ação pública do Ministério Público e causaram bastante polêmica durante todo o ano. Em julho, o Detran chegou a anunciar a troca obrigatória de todas as placas, mas a medida foi derrubada por causa do processo eleitoral. Além de não terem sido regulamentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as placas com código não podem ser fiscalizadas, pois até hoje o Detran não comprou os equipamentos para leitura das barras. Em dezembro, o Denatran anunciou uma nova placa nacional que vai ser implantada nos veículos novos e transferidos a partir de 2016.

Enem - A Universidade Federal de Goiás (UFG) acabou com o vestibular em 2014 e instituiu o Enem como a porta de entrada para os novos universitários. Com a adesão maior de estudantes ao exame, as notas médias das escolas goianas caíram neste ano, conforme relatório divulgado em dezembro.

IDEB - Pela primeira vez, a rede estadual de ensino de Goiás ficou em 1º lugar no ranking do Ideb, divulgado em setembro pelo Ministério da Educação (MEC). A evolução se deve pelo fato de as escolas terem conseguido manter o estudante mais tempo em sala de aula, reduzindo a evasão.

Tempo - O clima foi um dos destaques do noticiário goiano por causa do forte calor e da pouca chuva. Matérias do POPULAR mostraram que chove cada vez menos em Goiás. Na média, as temperaturas ficaram acima da média história. A máxima em Goiânia alcançou recorde em 17 de outubro.