Os novos secretários do governo Marconi Perillo

Data: 31 de dezembro de 2014

Fonte: Diário de Goiás

Link da matéria: http://diariodegoias.com.br/editorias/politica/11151-os-novos-secretarios-do-governo-marconi-perillo

O restante da equipe de secretários do governo Marconi Perillo deverá ser anunciado nesta quinta-feira (1º), O governador, reeleito nas Eleições de 2014, escolheu quatro secretários de Estado até esta quarta-feira (31), último dia do seu terceiro mandato. O primeiro escolhido para comandar uma das pastas estaduais foi o vice-governador, também reeleito, José Eliton Júnior (PP), que ficará à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Agricultura e Irrigação.

A segunda secretária escolhida foi da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, para substituir José Taveira. A nova secretária é filha da senadora Lúcia Vânia (PSDB) e do ex-governador de Goiás, Irapuan Costa.

Em seguida, o terceiro nome apresentado foi do deputado federal e ex-secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha (PSD), para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Região Metropolitana.

Por último, no dia 24 de dezembro, o governador confirmou a manutenção de Jayme Rincón na Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) para o próximo mandato.

De acordo com o jornal O Popular, deverão ser confirmados ainda hoje o Joaquim Mesquita, que provavelmente continuará na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o deputado federal Leonardo Vilela, que poderá assumir a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a deputada estadualLêda Borges, na Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho.

Anunciado pela rede socia Facebook,o deputado federal Thiago Peixoto disse nesta manhã em seu perfil particular que assumirá a Secretaria de Gestão e Planejamento.

Ainda segundo o jornal, José Carlos Siqueira deverá continuar na Casa Civil e o deputado estadualValcenor Braz poderá assumir a Secretaria Extraordinária. Além disso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção Goiás, Henrique Tibúrcio, poderá ficar à frente da Secretaria de Governo (Segov).

Quem são os secretários?

1-José Eliton Júnior - Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Agricultura e Irrigação. ÉVice-governador do Estado e já foi presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg), em 2011.

2-Ana Carla Abrão Costa - Secretária da Fazenda. É economista e ex-diretora de Modelagem e Pesquisa do Itaú Unibanco, em São Paulo.

3-Vilmar Rocha - Secretário de Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Região Metropolitana. Atualmente, é deputado federal, mas estava há três anos comandando a Casa Civil. Para disputar a Eleição de 2014, para cargo de senador, Vilmar Rocha deixou a pasta.

4-Jayme Rincón - Presidente da AGETOP (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas). Está a frente da Agetop há quatro anos e foi reconduzido ao cargo.

5-Raquel Teixeira - Secretária da Educação, Esporte e Lazer. É professora aposentada da UFG (Universidade Federal de Goiás). Ex-deputada federal pelo PSDB. Foi secretária da Educação no primeiro governo de Marconi Perillo.

6-Thiago Peixoto - Secretário de Gestão e Planejamento. É economista. Foi reeleito deputado federal pelo PSD. Atuou como secretário de Educação do governo de Marconi Perillo entre 2011 e 2014.

7-Joaquim Mesquita - Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. É delegado e esteve a frente da SSP-GO durante o terceiro governo de Marconi Perillo.

8-Leonardo Vilela - Secretário de Saúde. O deputado federal já foi secretário de Gestão e Planejamento, de Agricultura e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

9-Lêda Borges - Secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho. Atualmente é deputada estadual. Ex-prefeita de Valparaíso.

10-José Carlos Siqueira - Secretário da Casa Civil. Ex-chefe da Controladoria Geral do Estado.

11-Valcenor Braz - Secretário Extraordinário. Atualmente é deputado estadual. Ex-prefeito de Luziânia.

12-Henrique Tibúrcio - Secretário de Governo. Atualmente é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Goiás. Já foi conselheiro seccional, secretário-geral e vice-presidente da entidade.

Posse

Os futuros secretários irão tomar posse nesta sexta-feira (2). A solenidade será realizada no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 10h.