Professor da UFT toma posse como secretário da Educação e Cultura

Data: 02 de janeiro de 2015

Fonte: Surgiu

Link da matéria: http://surgiu.com.br/noticia/180926/professor-da-uft-toma-posse-como-secretario-de-estado-da-educacao-e-cultura.html

O novo secretário de Estado da Educação e Cultura, Adão Francisco de Oliveira foi empossado pelo governador Marcelo Miranda durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 2. O evento de posse do secretariado estadual aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Além do novo secretário, Miranda empossou outros 40 membros do governo entre secretários, presidentes de autarquias e fundações estaduais.

Adão Francisco de Oliveira é professor da Universidade Federal do Tocantins e assume a pasta da Educação com a premissa de fortalecer o setor no Tocantins. De acordo com ele, este primeiro momento será de conhecimento do órgão que irá assumir e início do trabalho à frente da Seduc. “Na próxima segunda-feira, irei à Secretaria para começar a fazer uma avaliação do quadro na pasta, conhecer a equipe. Sei que temos desafios pela frente e vamos trabalhar para superá-los”, comentou.

De acordo com o novo secretário, a principal meta neste início de gestão é fortalecer a educação integral no Tocantins. “Educação integral é algo mais complexo que simplesmente educação em tempo integral. Temos nossas ideias e nossos projetos e vamos implementá-los dentro do plano de governo do governador Marcelo Miranda”, pontuou.

Para o governador, o fortalecimento da educação tocantinense é a premissa para o desenvolvimento do Tocantins. “Estamos aqui novamente. O quadro é este. Os líderes aumentaram e agora a sociedade passa a perceber o motivo pelo qual lutamos. Na Educação, se vocês analisarem o currículo do nosso secretário, saberão que é uma pessoa mais do que capacitada para o cargo. Eu tenho certeza de que a educação do nosso Estado vai encher o semblante do nosso povo”, completou.

Currículo

Adão Francisco de Oliveira é doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002). É Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional e exerceu o cargo de Assessor de Relações Institucionais da Reitoria dessa universidade de junho de 2012 a agosto de 2014.

Atua no magistério desde 1992, sendo que a sua atuação na Educação Superior vem desde 2000. Foi professor da Universidade do Tocantins (Unitins) entre abril de 2008 e julho de 2010, onde atuou na Educação à Distância e ocupou os cargos de diretor de Pesquisa Institucional e assessor de Pós-Graduação. Coordenou curso de Pós-Graduação Lato Sensu e realizou pesquisas e consultorias a partir da Pró - Reitoria de Pesquisa.

Em Goiás, foi professor da Universidade Estadual de Goiás entre 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, com ênfase em Políticas Territoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, municipal e regional e desigualdades sócio-espaciais, bem como em Sociologia Urbana e Sociologia da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia, coordenador do OPTE - Observatório de Políticas Educacionais e Territoriais e colaborador da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT (ECO-CUT).