Legislativo destaca ações do governo na posse de Confúcio

Data: 02 de janeiro de 2015

Fonte: Rondoniadinamica.com

Link da matéria: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/legislativo-destaca-acoes-do-governo-na-posse-de-confucio,84858.shtml

As ações do governo nos quatro anos do primeiro mandato do governador Confúcio Moura, que contribuíram com a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população rondoniense, foram destacadas pela Assembleia Legislativa (ALE) nesta quinta-feira (1º), por ocasião da posse do governador Confúcio Moura, o primeiro reeleito do PMDB. Ao falar em nome do Legislativo, durante sessão da 8ª Legislatura da ALE, transferida para o Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, o deputado Euclides Maciel afirmou que o governador Confúcio conduziu o primeiro mandato de maneira inteligente, simpática e com respeito, o que levou a maioria das matérias ser aprovada pelos demais parlamentares, enquanto as que não foram tiveram apresentadas  as respectivas justificativas.

Aos 66 anos, Confúcio Aires Moura, com formação em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFGO), tomou posse para mais quatro anos de gestão, após ser reeleito em 26 de outubro do ano passado com 419.928, que correspondem a 53,43% dos votos válidos. Ele agradeceu a Deus pela dupla oportunidade e aos familiares presentes: a esposa Alice, as filhas Bárbara e Débora; genro Guilherme, netas Isadora, Beatriz e Rebeca, além da tia Mouranisia Moura; prima Cristina; a irmã Claudia Moura e aos compadres Benjamim e Wilnenir, que vieram de Goiânia, e assumiu o compromisso de “manter, defender e cumprir as Constituições Nacional e Estadual, e de promover o bem geral, observando as lei e desempenhar com lealdade a função”.

Em seu discurso, o governador lembrou que nos quatro anos foram adotadas políticas públicas voltadas às necessidades do povo, com forte parceria com todos os municípios. “Eu ouvi as vozes dos prefeitos, suas aflições e sua escassez de recursos. Multiplicamos os pães”. A parceria foi reconhecida nas urnas pela população e a maioria dos prefeitos dos 52 municípios do Estado, que o governador fez questão de citar alguns por ter lhe surpreendido com o resultado, a exemplo de Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim Moura, sendo que nesse último haviam dois candidatos ao governo no último pleito. Agradecimento especial também foi feito a Ariquemes, sua base política, entre outras cidades que lhe garantiram a vitória.

Ao fazer uma avaliação da economia estadual, com comparações com a nacional, Confúcio afirmou que “Rondônia vai bem” e citou o crescimento da receita própria que em 2012 cresceu 2,17%, passando para 5,58% em 2013 e para 13,46% em 2014. “Em 2013 Rondônia teve o maior crescimento nacional, em torno de 6,9%”, apontou.

O  trabalho da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que resultaram na economia de R$ 334 milhões, além da suspensão do pagamento mensal de R$ 15 milhões da dívida do extinto-Banco do Estado de Rondônia (Beron), foi pontuado por Confúcio, para em seguida apontar as áreas que receberam maior investimento em seu primeiro mandato, como habitação, com a construção de 30 mil unidades, das quais 10 mil são rurais; agricultura, com a nova usina de calcário, que levou o Estado a produzir 380 mil toneladas a mais ao ano; regularização fundiária, piscicultura, cuja meta é atingir as 250 mil toneladas\ano, que hoje são 80 mil, enquanto que em 2011 eram apenas 12 mil; asfalto urbano, com mais de 700 mil quilômetros, além da educação e saúde, que continuam sendo as áreas prioritárias para os próximos quatro anos.

Sobre a educação, o governador citou como principal foco o incentivo aos jovens, estimados em 90 mil, a retornarem às escolas, enquanto na saúde são prioridades a construção do Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro) e melhoria dos procedimentos cirúrgicos. E encerrou prometendo simplificação da gestão com vistas a melhorar os serviços aos cidadãos.

Na mesma sessão, conduzida pelo vice-presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho, também tomou posse o vice-governador eleito, Daniel Pereira; e após ser encerrada foi dado início, no mesmo local, à cerimônia de posse aos secretários de Estado: Emerson Castro (Casa Civil), Vitorino Cherque (subchefe da Casa Civil), Juraci Jorge (Procuradoria Geral do Estado), George Braga (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretário de Assuntos Estratégicos), Wagner Garcia (Secretario de Finanças), Antônio Carlos Reis (Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania), Marcos Rocha (Secretaria de Justiça), Williames Pimentel (Secretaria de Saúde), Fátima Gavioli (Secretaria de Educação), Vilson Salles (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental) e Isis Queiroz (Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais) .

O evento contou com a presença de vários convidados e autoridades representantes dos Poderes, a exemplo do senador Valdir Raupp; a deputada federal, Marinha Raupp; e os representantes do Tribunal de Justiça, desembargador Daniel Lagos; do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Péricles Moreira Chagas; do Tribunal Regional do Trabalho, Francisco Cruz; Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Benedito Alves; Ministério Público do Estado, promotor de Justiça Alexandre Santiago; além de deputados federais e estaduais eleitos, reeleitos e que terminarão o mandato em fevereiro próximo.

Por se tratar de um governador reeleito, coube a primeira dama do Estado, Maria Alice Moura, repassar a faixa a Confúcio Moura. A cerimônia de posse contou também com a participação da Orquestra Villa Lobos, que executou os Hinos Nacional e de Rondônia.

Texto: Veronilda Lima

Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes