UFG privatiza Hospital das Clínicas

Data: 06 de janeiro de 2015

Fonte: Portal ANDES

Link da matéria: http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7233

Orlando Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), assinou na última segunda-feira de 2014 (29) o contrato que transfere a gestão do Hospital das Clínicas de Goiânia para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A privatização do hospital, no entanto, segue contestada pela comunidade acadêmica da UFG.

Alexandre dos Santos, 1º vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN, afirma que o estatuto da universidade foi desrespeitado com a assinatura do contrato com a Ebserh. “O nosso estatuto afirma que todos os contratos da universidade com terceiros tem de ser aprovados pelo Conselho Universitário, o que não aconteceu com o contrato de privatização do hospital”, afirma o docente.

Santos lembra também que a votação no Conselho Universitário sobre a adesão do Hospital das Clínicas à Ebserh não teve discussão nem contagem de votos. “A adesão já havia se dado de forma golpista, e agora, no antepenúltimo dia útil do ano, mais uma atitude antidemocrática foi tomada”, diz o diretor do ANDES-SN.

Segundo o site da Ebserh, a partir da assinatura do contrato com a UFG, será iniciada a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

Docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes contrários à privatização do hospital da UFG se reunirão nesta quarta-feira (7) para decidir os próximos passos da luta em defesa do caráter público da educação e saúde na universidade federal.

*Foto: site da Ebserh