UFG assina contrato para obra

Data: 10 de janeiro de 2015

Veículo: O Popular

Construção do prédio principal do câmpus inicia em fevereiro e deve ficar pronto só em meados de 2016

Vandré Abreu

A Universidade Federal de Goiás (UFG) assina na próxima segunda-feira o contrato com a Conceito Engenharia para o início das obras do câmpus em Aparecida de Goiânia. A primeira etapa é a construção de um Centro de Aulas na área doada pela prefeitura de Aparecida de Goiânia. O investimento é orçado em R$ 16,045 milhões, de verba da própria universidade, para um prédio de 8 mil metros quadrados, com salas de aula, gabinetes administrativos e laboratórios.

A estimativa é que as obras já comecem em fevereiro e o término seja no primeiro semestre do próximo ano. A primeira licitação para a obra foi feita em 2013, com orçamento de cerca de R$ 10 milhões, mas o processo foi questionado no Tribunal de Contas da União (TCU) por uma empresa que não conseguiu a habilitação na concorrência. O processo foi cancelado pelo TCU. A licitação válida foi feita no ano passado.

O reitor Orlando do Valle Amaral estima que os alunos poderão usufruir do Centro de Aulas em meados de 2016. Ontem, o reitor se reuniu com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), para viabilizar o início das obras. Vilela vai interceder junto à Celg e a Saneago para disponibilizar água e energia elétrica para as obras.

Como o processo de obtenção de energia é burocrático, a prefeitura se comprometeu em assumir o investimento necessário até que o processo seja findado. No caso da água, a Saneago vai abrir oito poços artesianos na região da área da UFG e um deles será usado na obra. Se isso não for feito até fevereiro, a empresa estadual deve disponibilizar caminhões-pipa. A prefeitura também se comprometeu em realizar obras de pavimentação na estrada que leva ao câmpus.

Além do curso de Engenharia de Produção, primeiro da UFG na cidade em um prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que está em andamento desde agosto do ano passado serão ministrados na unidade as graduações em Geologia e de Engenharia de Transportes, um do únicos do País. O Instituto Federal de Goiás (IFG) também oferece o curso no Estado.