Automatização muda rotina em condomínios

Data: 13 de janeiro de 2015

Veículo: O Popular

 

Startup goiana oferece ferramenta on line que auxilia na transparência administrativa e eficiência operacional e já atende mais de 200 clientes em Goiás e em outros Estados.

 

Nada de papel e caneta para anotar nome, apartamento e telefone de moradores. Agora é tudo pela internet. Ao menos essa é a proposta e a tendência observada no mercado por dois irmão goianos responsáveis pela startup Seu Condomínio.

O software desenvolvido por eles facilita comunicação e administração em condomínios, que têm rotina transformada com a automatização de processos.

Orçamentos, cadastro de moradores e visitantes, agendamentos e tarefas comuns do dia-a-dia podem ser acessados por computador, celular ou tablet por meio da ferramenta.

TRANSPARÊNCIA

Com isso, transparência e economia de tempo têm auxiliado o trabalho de síndicos e reduzido índices de irregularidades e inadimplência, segundo um dos sócios da empresa, Rogério Mendonça, diz observar nos locais que já adotaram a solução.

“Na maioria dos casos não há controle integrado e ainda utilizam ficha de papel. Os porteiros têm de folhear um caderno para encontrar o número do apartamento de um morador, quando perguntado”, explica o empresário.

Em outros casos, sistemas off-line são utilizados para auxiliar nos processos burocráticos, mas erros e a até atraso de pagamentos são relatados pelo público que procura a empresa em busca de integração.

No condomínio The One Exclusive Life, no Jardim Goiás, em Goiânia, segundo o zelador administrativo, Aran de Oliveira Magalhães, a adoção do software fez com que tivesse um controle maior das contas e evitasse atrasos no pagamento de impostos, por exemplo, e consequentemente os juros, como vez ou outra acontecia. “Acabou o caderno, está mais transparente e a burocracia diminuiu”, resume Aran Magalhães.

 MODERNIZAÇÃO

Com 146 apartamentos para atender, ele explica que os moradores não têm mais de ir até a portaria por causa de infração ou mesmo para verificar se uma encomenda chegou, são informados por e-mail. Mas a modernização que começou há seis meses e gera elogios continua, já que a solução possibilita outras mudanças com uso de novas tecnologias que também devem trazer maior segurança na portaria.

Iniciativa semelhante foi tomada no condomínio Ilha de Murano, no Setor Nova Suíça. A síndica profissional Daulita Miranda de Souza explica que o software está integrado com sistema de biometria, que reconhece os moradores e trabalhadores autorizados a entrar no prédio, e possui banco com a foto de todos eles, além da placa dos veículos. “Foi boa a aceitação, e para mim a mudança foi grande principalmente na contabilidade.”

A síndica antes de informatizar os procedimentos tinha de reunir papéis, marcar horário com contador e enviar malotes. E comemora o fato de só ter de enviar um e-mail para fechar o valor da taxa do condomínio. “É uma tendência, tivemos economia em nossas compras com as cotações, além de ter uma economia de tempo também, porque de onde estiver posso acessar e olho até pelo celular”, comemora.

De acordo com estimativa da startup, o software com o sistema de compras pode trazer redução de custos de até 35% e a redução do tempo de trabalho do síndico pode chegar a 80% se utilizado de maneira plena.

Porém, em alguns casos, como no condomínio Reserva do Parque, no Parque Amazônia, alguns moradores se adaptam e as mudanças ocorrem aos poucos, pois poucos acessam ou checam e-mail.

 

Seu Condomínio ganha cada vez mais adeptos

 

Porém a ideia que surgiu em 2011 ganha cada vez mais adeptos. Seu Condomínio já foi citado em reportagem do POPULAR em julho de 2013, quando ainda estava no vermelho e começando a captar os primeiros clientes. Agora possui mais de 200 e atende aproximadamente 60 mil pessoas, a maior parte em Goiânia, mas também em diferentes partes do País, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

A solução recebe apoio do Programa de Incubação de Empresas (Proine) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e está quase no final do processo de incubação. “Essa área cresce muito e há demanda nos condomínios, que estão aumentando nas cidades.

Tem também a questão da comodidade e a transparência da gestão”, explica a gerente do Proine, Emília Rosângela Pires da Silva, sobre o que destaca o projeto, que junto com outros 17 se preparam para caminhar com as próprias pernas.

No mesmo programa, já foram graduadas outras onze empresas. Sem financiamentos, a empresa conseguiu conquistar sua carteira de clientes por meio do apoio recebido na UFG, com suporte ao desenvolvimento empresarial, operacional, tecnológico e estratégico, e atualmente possuem 14 colaboradores.

Isso sem contar nas graduações em Ciência da Computação e Ciências Contábeis, cursos e palestras que os empreendedores participaram. O retorno vem com a implantação e manutenção do sistema. Para quem contrata o Seu Condomínio, o valor é mensal e varia de acordo com a quantidade de moradores. Em prédios com até oito andares, por exemplo, pode ir de 200 a 300 reais.