Luto na academia

Data: 17 de janeiro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Professora da UFG Ledonias Franco Garcia, pioneira no ensino de história para crianças, morreu na madrugada de ontem

Renato Queiroz

17 de janeiro de 2015 (sábado)

O corpo da historiadora Ledonias Franco Garcia, que morreu na madrugada de ontem em Goiânia, foi enterrado no final da tarde no Cemitério Jardim das Palmeiras. Ledonias morreu em casa, no Setor Sul, em decorrência de complicações do mal de Parkinson, doença contra a qual lutava há nove anos. Amigos, familiares e ex-alunos se reuniram na despedida da professora aposentada da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ledonias tinha 69 anos.

“É uma grande perda para Goiás. A professora foi uma das pioneiras no ensino da história para crianças. Na época, havia uma carência enorme de historiografia. Ela elaborou uma coleção de livros didáticos usados por várias gerações. Fomos colegas de trabalho. Uma coisa que sempre admirei foi como ela era estudiosa e cuidadosa no manuseio das fontes”, explicou o historiador Nasr Chaul, colega de Ledonias na UFG.

Nascida em Serranópolis, na época distrito de Jataí, Ledonias Franco se mudou para Goiânia em 1969 para estudar história. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ela foi professora na UFG, onde ensinou história no Colégio de Aplicação e no antigo departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Na Faculdade de Educação trabalhou também com a prática de ensino de história.

Autora de diversos livros didáticos, Ledonias assinou com a professora Sônia Maria dos Santos Menezes os livros Goiânia Para Viver e Aprender e Goiás Para Viver e Aprender (Cânone Editorial), ambos na 3º edição, e recomendados pelo Ministério da Educação. “Uma geração inteira de alunos aprendeu história com seus livros. Uma outra contribuição valiosa foi sua tese de doutorado que mostrava a história de Goiás sob a ótica dos viajantes que aqui estiveram”, ressalta a professora Sônia Maria.