Em Goiás, Sisu oferta 6.897 vagas

Data: 14 de janeiro de 2015

Veículo: O Popular

A universidade e os institutos federais goianos oferecem 6.897 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). A maioria está na Universidade Federal de Goiás (UFG), que realiza este ano o primeiro processo seletivo levando em conta só a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes podem se inscrever no site do Sisu entre 19 e 22 de janeiro.

A UFG oferece 6.285 vagas, divididas em 138 cursos. Em maio de 2014, a universidade aderiu integralmente ao Sisu e se juntou a outras 33 universidades públicas que já usam o sistema para selecionar seus alunos. Do total de vagas ofertadas, 3.769 são destinadas para ampla concorrência e 2.516 reservadas ao sistema de cotas. A lista dos cursos oferecidos está disponível no menu Termo de Adesão no site do Sisu.

Outra novidade é que os estudantes que se inscreverem na UFG terão as notas do Enem submetidas a pesos diferentes por disciplina, conforme a área de conhecimento do curso escolhido.

O resultado da seleção via Sisu será divulgado no dia 26. As matrículas em primeira chamada devem ser realizadas de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Os candidatos que realizaram o Enem em 2014 e não zeraram a prova de redação podem se inscrever em dois cursos e, caso sejam selecionados, optar por uma das vagas.

No Instituto Federal Goiano (IFGoiano) também não há mais o vestibular tradicional. Do total de 1.280 vagas, a instituição reserva 384 (30%) para o Sisu. O restante (70%) é disputado usando a nota do Enem, mas por meio de um sistema próprio da instituição, que pode ser consultado pelo sitewww.ifgoiano.edu.br/superior.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) oferta, pelo Sisu, 228 vagas em 11 câmpus. As inscrições serão abertas no dia 19 e são restritas a estudantes que tenham participado da edição de 2014 do Enem. O prazo vai atéo dia 22.