Fotógrafo goianiense registra a beleza oculta na cidade

Data: 02 de fevereiro de 2015

Fonte: Diário da Manhã

Na coluna Lente Aberta, você vai conhecer o fotógrafo Leon Carelli, ele é estudante do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e vem realizando uma série de fotos onde propõe novos olhares, a partir de ângulos e enquadramentos únicos, pontos da cidade de Goiânia que passam despercebidos na visão estética da maioria das pessoas.

Em uma das séries fotográficas de Leon, o artista traz uma leitura sobre a região conhecida como “Robauto”. Em entrevista para o DM, o estudante revela que a sua intenção era mostrar que apesar do ferro velho ser considerado feio e não despertar a atenção das pessoas como uma forma de arte, eles são colocados como monumentos que simbolizam a forma de sobreviver de muitas pessoas, e ajudam a formar a identidade social e visual de uma região de Goiânia.

A região do Robauto, concentra centenas de sucatas, oficinas e lojas de peças mecânicas de automóveis, o que atrai muita gente em busca de variedade e preços mais em conta. Carelli contou sobre a motivação de registrar esse cenário do cotidiano: “me atraiu no ferro velho as formas que eles exibem, o caos das entranhas dos cadáveres de carros à mostra, o efeito da cor da ferrugem, o calor da lata sendo processada pelo sol e as ruas cheias de graxa”.

CONFIRA AS FOTOS E O TEXTO QUE LEON CARELLI ESCREVEU SOBRE A SÉRIE – ROBAUTO:

"Chão de graxa" - Foto: Leon Carelli.

“Chão de graxa” – Foto: Leon Carelli.

“Estruturas metálicas enfeitam as ruas das vilas Canaã, Adélia e Mauá, na região Sudoeste de Goiânia. Carcaças de carros semi-desmanchados, das mais variadas cores e modelos, plantados nas beiradas das ruas […]”

"Monumento de Lata" - Foto: Leon Carelli.

“Monumento de Lata” – Foto: Leon Carelli.

“[…] Exibem suas entranhas despretensiosamente no calor escaldante das paisagens distópicas da manhã de domingo.”

"Monumento de Lata 2" - Foto: Leon Carelli

“Monumento de Lata 2″ – Foto: Leon Carelli

“O oxigênio encarrega-se do acabamento ferruginoso. Esses carros representam a cultura ferro-velhistica, massivamente presente na vida de centenas de famílias que vivem por ali.”

"Ônibus Abandonado" - Foto: Leon Carelli

“Ônibus Abandonado” – Foto: Leon Carelli

“Da sucata, homens sintetizam suas leis e batalham seu sustento, dia após dia, sujando suas roupas de graxa. Como seria saber o nome de todas essas peças? Como seria plantar um carro na rua?”

"Avenida Salvador Batalha" - Foto: Leon Carelli

“Avenida Salvador Batalha” – Foto: Leon Carelli