Faculdade da Polícia Militar: Ciência com cidadania

Data: 02 de fevereiro de 2015

Fonte: Diário da Manhã

Tenente-coronel Waldemar Naves do Amaral: “Pretendemos fazer com que a faculdade nasça como instituição de ensino superior, mas que cresça e se fortaleça”(Foto:Divulgação)

Faculdade da Polícia Militar: ciência com cidadania

Instituição de ensino superior a ser implantada terá como objetivo unir produção científica com foco em civismo, disciplina e hierarquia

Hélmiton Prateado,Da editoria de Política&Justiça

A Faculdade da Polícia Militar, em processo de instalação feito pela Fundação Tiradentes, serviço de assistência social da corporação, terá como princípios a produção científica aliada a conceitos de civismo e cidadania. A orientação para que a FPM tenha esse norte foi confirmada pelo tenente-coronel Waldemar Naves do Amaral, virtual diretor acadêmico da instituição.

“A Polícia Militar é uma força de segurança e não tinha experiência em ensino, propriamente dito. Mas, com a formação dos Colégios Militares adquiriu conhecimento profundo nesse segmento, com alguns diferenciais e o principal, que vem de encontro ao desejo popular é sentido de trabalhar a intenção de pais e mães de famílias que querem seus filhos com uma formação para a cidadania”, explica.

Em uma democracia consolidada como a que o Brasil vivencia nas últimas décadas, avalia o oficial, conceitos como o respeito aos símbolos nacionais como a Bandeira, o Hino Nacional e o respeito mútuo entre os cidadãos são coisas que fazem a diferença entre a urbanidade e a civilidade que tanto se deseja. “Os Colégios Militares foram a experiência vitoriosa de que isto pode dar certo, de que junto com o modelo educativo pode estar o modelo da hierarquia e da disciplina, que são praticados nesses colégios de maneira a aproximar a segurança pública e os conceitos da Polícia Militar ao conceito da educação.”

Esse modelo deu certo, como indicam pesquisas e é comprovado pelo grande volume de procura que pais tentam vagas para seus filhos. “O Colégio Militar é um sucesso já consolidado e que tem mais de 19 mil alunos em todo o Estado de Goiás”, lembra o tenente-coronel.

Waldemar Naves do Amaral é oficial da PM, mas antes disso é professor universitário e um dos mais renomados ginecologistas e obstetras, de reconhecimento internacional e com vários trabalhos científicos publicados na comunidade científica. É uma das maiores autoridades em reprodução humana e obstetrícia. Sua experiência acadêmica – é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – será um dos esteios da implantação da Faculdade da Polícia Militar.

Pesquisas

Os cursos que a direção implantará na FPM são indicativo de que a instituição terá como mote principal a produção científica. “Pretendemos fazer com que a faculdade nasça como instituição de ensino superior, mas que cresça e se fortaleça se tornando uma entidade de produção de ciência com orientação de uma força militar, como acontece hoje no ITA e no IME”.

O oficial se refere a dois centros de ensino superior que se tornaram ilhas de excelência em trabalhos acadêmicos e ciência de ponta: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), é uma instituição ligadas diretamente ao Comando da Aeronáutica e é referência internacional em engenharia aeroespacial. O ITA é um dos vestibulares mais difíceis do País e forma técnicos de renome internacional.

O Instituto Militar de Engenharia (IME) é ligado ao Comando do Exército Brasileiro e é também considerado centro de excelência. Forma engenheiros nas mais diversas áreas como fortificação e construções, elétrica e eletrônica, mecânica e materiais, armamento, nuclear e de automóveis.

O tenente-coronel Waldemar frisa que os acadêmicos da Faculdade da Polícia Militar terão por norte principal a produção científica aliada à aplicação dos conceitos de cidadania. “Vamos formar cidadãos, profissionais e cientistas em toda a sua plenitude. Esse é o nosso objetivo”, finalizou.