Pesquisadores da UFG descobrem método de purificar água com borra de café

Data: 03 de fevereiro de 2015

Fonte: A Redação

Substância funciona três vezes mais que carvão

Pesquisadores da UFG descobrem método de purificar água com borra de café (Foto: reprodução/ Café Morro Grande)

Lorena Lara

Goiânia - Na busca por métodos alternativos para purificar a água, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) indentificaram na borra de café um filtro eficiente para obter água potável. O processo foi desenvolvido pelo Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), unidade vinculada ao Instituto de Química.

O processo extrai da borra do café, que seria descartada, três substâncias diferentes: biocombustível, aroma para a indústria alimentícia e fertilizantes. O que sobra do resíduo dá origem ao filtro de água.

O professor coordenador do Lames, Nelson Roberto Filho, explica que a borra possui um poder de purificação da água três vezes maior do que o carvão ativado comercial, que é o produto mais utilizado atualmente para a purificação de água.