SMS prepara ações de prevenção a DSTs para o carnaval

Data: 06 de fevereiro de 2015

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Link da matéria: http://www.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=5745&fn=true

 

Em três pontos da cidade, serão disponibilizados testes rápidos e kits de prevenção

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai realizar ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais na semana que antecede o carnaval. A população terá acesso a testes rápidos para HIV e kits de prevenção, que incluem preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e um folheto com informações sobre como prevenir e tratar o HIV.

 

A entrega dos kits e a realização de testes rápido começa no dia 11, no Banana Shopping, das 11 às 17h; continuam no dia 12, no Parque Vaca Brava, das 7h30 às 13h, e no dia 13, ocorrerá no Araguaia Shopping, das 8h30 às 16h. O teste rápido leva em média 30 minutos e tem o objetivo de incentivar a população a conhecer seu estado sorológico. A equipe de Saúde explica como funciona o procedimento, realizado com a coleta de pequena amostra de sangue do dedo. Em caso de resultado positivo, os profissionais orientam o usuário para procurar uma unidade de referência para iniciar o tratamento, que é gratuito pelo SUS.

 

Segundo a chefe da Divisão de Agravos Transmissíveis-crônicos da SMS, Lética Dogakiuchi, a campanha de prevenção às DSTs, antes de iniciar o carnaval, é importante para conscientizar a população a evitar o contágio. “O carnaval é uma época em que se festeja muito e é comum ter a associação de bebidas alcoólicas com a folia. Então, por isso, a gente investe em informação para que todos se relacionem utilizando o preservativo'.

 

A orientação do Ministério da Saúde é para que o enfrentamento ao HIV se articule em torno da prevenção combinada, que inclui informar a população sobre como prevenir o HIV com a disponibilização de preservativos e a busca pelo diagnóstico precoce do vírus e tratamento imediato. Como parte das ações de prevenção combinada, a SMS distribuiu, em 2014, 2.394.680 preservativos em todas as unidades de saúde.

 

No ano passado, foram identificados 436 novos casos de HIV, número que acompanha as estatísticas levantadas pela SMS nos anos anteriores, uma média de 400 novos casos anuais. Os testes rápidos também estão disponíveis durante todo o ano no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), Cais de Campinas, Cais Cândida de Moraes, Cais Novo Mundo e Maternidade Nascer Cidadão.

 

Medicamento 3 em 1

O novo medicamento para tratamento de HIV e Aids - que combina os compostos Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg) - começou a ser distribuído em Goiânia em janeiro. É a primeira vez que a nova fórmula é utilizada no estado de Goiás, que recebeu 141 mil comprimidos do medicamento. Na capital, os pacientes podem ter acesso ao medicamento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e no Centro de Referência de Doenças Transmissíveis (CRDT).

 

O Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde orienta que o medicamento 3 em 1 seja utilizado por pacientes que estão iniciando o tratamento do vírus. Letícia Dogakiuchi afirma que o medicamento pode contribuir para adesão dos novos pacientes. “O 3 em 1 vem para diminuir o número de comprimidos e os efeitos colaterais, tentando uma melhor adesão ao tratamento e qualidade de vida do usuário'.

 

Por Palloma Biasi (bolsista), da editoria de Saúde - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)