Municípios reprovados

Data: 13 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/cidades/2015/02/municipios-reprovados.html 

 

Apenas 25% das cidades goianas atingem meta de Matemática para 9º ano do Ensino Fundamental, diz movimento Todos Pela Educação

Deivid Souza, Da editoria de Cidades

Um levantamento do movimento Todos Pela Educação (TPE), com base na proficiência dos alunos na Prova Brasil realizada em 2013, mostra que apenas 25% dos municípios goianos atingiram a meta de ter alunos com aprendizado adequado em Matemática para o nono ano do Ensino Fundamental.

Apesar do indicador não ser positivo, o Estado está acima da média nacional. No Brasil, de acordo com o movimento, apenas 10,8% dos municípios avaliados atingiram este objetivo. Em Português, esse percentual foi de 29,6% dos municípios. As metas variam de acordo com o ano, a disciplina e a localidade.

O pior resultado entre as unidades da federação, exceto o Distrito Federal (DF), que obteve resultado igual a zero, foi o do Estado de Alagoas (AL), onde apenas 2% dos municípios tiveram sucesso no cumprimento da meta de aprendizado adequado para alunos do nono ano.

O melhor indicador foi para o Estado do Ceará, 28,3%. O objetivo deste acompanhamento para esta meta é que em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, pelo menos 70% dos alunos tenham aprendizado adequado ao ano em que estão matriculados.

indicador

O resultado para Português, também nesta série, ficou em 55,8% no Estado. Este mesmo indicador apurado nos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental teve índice de 81,3%. Quanto ao ensino de Matemática, 68,8% dos municípios de Goiás atingiram a meta de alunos com aprendizado adequado ao ano. Somente seis municípios goianos não foram avaliados, ou seja, 240 tiveram os dados computados.

O TPE foi fundado em 2006 e definiu cinco metas para que, até 2022, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação de qualidade. A primeira delas é que toda criança e jovem com idade entre quatro e 17 anos esteja matriculado em uma escola.

O segundo objetivo é que todas as crianças com oito anos de idade estejam plenamente alfabetizadas. Na sequência, está a meta três – objeto do levantamento divulgado –, ela estabelece que todo aluno precisa estar com aprendizado adequado ao seu ano.

O penúltimo alvo a ser perseguido é que todo jovem com 19 anos tenha, no mínimo, o ensino médio concluído e por último: Investimento em Educação ampliado e bem-gerido.

O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), João Ferreira, considerou o resultado como “lastimável”. Ele avalia que o resultado atual quebra a tendência de melhora que existia ao longo dos anos e vai impactiar nas metas do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A disparidade, entre os resultados do quinto e nono ano, se deve a vários fatores na visão do especialista. “ Nos anos finais, os estudantes se relacionam com vários professores, cada um ministrando uma disciplina. Os estudantes estão também numa fase diferente e mais complexa da vida (pré-adolescência e adolescência) e esse choque acontece com uma mudança tão grande na forma de aprender, que requer mais autonomia e mais responsabilidade”, detalha.

As causas do baixo desempenho, segundo João, tem muitos fatores como condições de trabalho, carga horária dos professores e dos alunos, estrutura física e remuneração, entre outros. “Teremos que pensar políticas específicas, mas também repensar o modo de organização do ensino fundamental na escola e também o modo de formação e atuação docente na educação básica como um todo. Nossa prática político-pedagógica precisa passar para outro patamar de compromisso e de articulação, se quisermos superar esses problemas nas próximas décadas”, indica.

metas

Dados referentes ao monitoramento da meta três, divulgados no final de 2014 para Brasil, regiões e unidades da federação (UF), mostram que, em 2013, no quinto ano do Ensino Fundamental, 45,1% dos alunos brasileiros tiveram aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 39,5% em Matemática, percentuais abaixo das metas intermediárias para o País, respectivamente, 47,9% e 42,3%. Já no nono ano do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com aprendizado adequado foi de 28,7% em Língua Portuguesa e 16,4% em Matemática, abaixo das metas para essa etapa, que eram de 42,9% e 37,1%, respectivamente.

português

Em 2009, 83,7% dos municípios cumpriram a meta para o ano em Português no fim do ensino fundamental e 42,7% em Matemática.

A coordenadora-geral do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, avalia que o progresso nos indicadores para alunos do nono ano do ensino fundamental está aquém do necessário para o cumprimento das metas. “Em 2013, vimos queda ou estagnação desses indicadores. Precisamos olhar para a etapa final do ensino fundamental com mais especificidade, para que os alunos tenham a aprendizagem adequada e sigam para o ensino médio com condições de concluí-lo com êxito”, defende Alejandra.

A Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esporte (Seduc) não comentou os resultados e explicou que eles referem-se a índices municipais, portanto, não pode avaliar o assunto.

Ainda segundo o órgão, a maioria dos alunos que cursa o Ensino Fundamental está matriculada em unidades de educação municipal. O presidente da Associação Goiana dos Municípios, Cleudes Baré, disse ao Diário da Manhã que iria se interar sobre o relatório para poder se pronunciar, mas não retornou o contato.

A legislação brasileira sobre Educação prevê que, quanto à competência, os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.