Só 41,82% das vagas preenchidas

Data: 14 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/s%C3%B3-41-82-das-vagas-preenchidas-1.781072

14/02/2015 05:01

Janda Nayara

Das 6.285 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) através do Sistema de Seleção Unificada 2015 (Sisu) apenas 2.629 foram preenchidas na primeira chamada. Ou seja, somente 41,82 % dos candidatos aprovados se matricularam na instituição no período determinado. Ontem, a universidade divulgou a lista da segunda chamada para as regionais Goiânia (Goiânia e Aparecida de Goiânia), Goiás, Jataí e Catalão.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, oferecido em Goiânia, foi o que teve o maior número proporcional de alunos matriculados, com 84% das vagas preenchidas, seguido por licenciatura em Letras/Português, com 80%, e Ciências da Computação, com 78%. Medicina na capital ficou em quarto lugar no ranking dos cursos com maior percentual de inscritos, 76%.

Questionado se ter uma segunda chamada com 3.668 candidatos foi acima do esperado, o pró-reitor de graduação da UFG, Luiz Mello, afirmou que, por ser a primeira vez que a instituição disponibiliza 100% de suas vagas por meio do Sisu, não existem parâmetros para comparação. “Considerando, porém, que aproximadamente 75 mil candidatos escolheram um curso na UFG como primeira opção e 72% escolheram um de segunda, parecia forte a possibilidade, confirmada, de que muitos candidatos selecionados em primeira opção teriam escolhido cursos como de segunda opção, o que aumentaria a possibilidade de não efetivação da matrícula, por razões diversas”, pondera.

Sobre o fato do Sisu facilitar o acesso de alunos de diversas regiões do País na disputa por vagas ofertadas em Goiás, Mello diz não existir esta mobilidade. “Cerca de 80% dos nossos candidatos são do Estado. Na época em que utilizávamos o vestibular, também não preenchíamos todas as vagas na primeira chamada”, destaca.

Interior

Os cursos ofertados no interior foram os que tiveram a menor efetivação de matrícula. Na Cidade de Goiás, das 290 vagas, apenas 49 foram preenchidas, ou seja, 16,9%. Porém, o curso com o menor número de matriculados foi o de Geografia da regional de Jataí. Somente 5% dos convocados efetivaram matrícula.

Mello explica que os cursos ofertados nas capitais sempre foram mais atrativos dos que os ofertados nas cidades de menor porte e que isso também é observado nas outras universidades federais.