Especialistas em saúde debatem negligencia na prevenção de doenças tropicais, em Goiás.

Data: 21 de fevereiro de 2015

Veículo: CBN Goiânia

Link direto para a notícia: http://www.cbngoiania.com.br/colunas/ponto-de-vista/ponto-de-vista-1.476476/especialistas-em-sa%C3%BAde-debatem-negligencia-na-preven%C3%A7%C3%A3o-de-doen%C3%A7as-tropicais-em-goi%C3%A1s-1.786523 

 

Doenças Tropicais são doenças que são predominantes ou exclusivas das regiões tropicais e subtropicais. Na maioria das vezes é transmitida por uma "mordida" do inseto, que causa a transmissão do agente infeccioso por meio de troca de sangue por via subcutânea.

No Brasil, as doenças tropicais registradas são dengue, malária, leishmaniose, doença de chagas, hanseníase, esquistosomose e tuberculose. Todas essas doenças podem ser combatidas e erradicadas com prevenção.

Em Goiás a dengue é a doença tropical com maior incidência no estado. Até o último dia 07 de fevereiro foram registrados 14.550 casos. A situação é de alerta.

No Ponto de Vista, deste sábado (21), Rafael Mesquita converou com a superintendente da SUVISA Maria Cecília Brito e, também, com Professor do Instituto de Patologia Tropital e Saúde Pública da UFG João Bosco Siqueira, para saber se a prevenção das doenças tropicais, em especial a dengue, estão sendo negligenciadas em Goiás.