Mostra de dança traz espetáculos inéditos e premiados para o Estado de Goiás

Data: 22 de fevereiro de 2015

Veículo: Rádio 730

Link direto para a notícia: http://portal730.com.br/variedades/mostra-de-danca-traz-espetaculos-ineditos-e-premiados-para-o-estado-de-goias

Com programação continuada e base acadêmica, a Manga de Vento aposta na ampliação de tendências da dança contemporânea e na consolidação de relações duradouras.

A partir do próximo dia 21 de fevereiro, oito espetáculos aclamados pela crítica especializada desembarcarão no Estado para uma série de apresentações que se estenderão até agosto deste ano. Além de Goiânia, cinco dessas peças também passarão por Pirenópolis e Cidade de Goiás, municípios com forte tradição intelectual, cultural e arquitetônica, que segundo o diretor artístico do evento, o professor de dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) Kleber Damaso, proporcionam o aprofundamento da experiência artística. Participam da mostra Denise Stutz (Rio de Janeiro), Vera Mantero (Lisboa), Dudude Hermmann (Belo Horizonte), Provisional Danza (Madri), Flavia Meireles (Rio de Janeiro), Cia d Fora (Rio de Janeiro), André Masseno (Zurique/Rio) e Alejandro Ahmed (Florianópolis).

Em sua primeira edição, a mostra internacional Manga de Vento é realizada através do Fundo Estadual de Cultura, Lei Goyazes e conta com a parceria do SESC-GO, além da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. A produção artística do evento é assinada por Guilherme Wohlgemuth e pela Lúdica Eventos e Produções Culturais.

Abrindo com chave de ouro

A dançarina carioca Denise Stutz abre a programação da mostra com o espetáculo Finita, considerado o melhor de 2013 segundo o jornal O Globo, inspirado em uma carta enviada pela mãe já falecida. Este trabalho de Stutz tem história em terras goianas. Em 2013, Denise participou de um dos encontros do Conexão Samambaia – projeto de residência artística da UFG coordenado por Kleber Damaso – e antecipou a estreita de Finita com um ensaio geral nos palcos de Pirenópolis. Agora ela retorna à cidade para mostrar o trabalho concluído e na íntegra, dessa vez com o título de melhor espetáculo do ano.

As apresentações de Denise casarão com o lançamento de um livro sobre sua vida, de autoria da dançarina e pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp) Lilian Vilela, intitulado Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz. O lançamento marcará a aula inaugural dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Direção de Arte da UFG e contará com a presença da escritora e de sua musa inspiradora.

Sequência

Em março é a vez de Vera Mantero mostrar seu trabalho ousado e vanguardista nas terras goianas, com a peça Os Serrenhos do Caldeirão. Vera é considerada, pelo filósofo e historiador José Gil, como a corporificação da dança contemporânea de Portugal e já se apresentou diversas vezes no Brasil, inclusive na Bienal de São Paulo de 2004, mas é a primeira vez que vem para Goiás. A artista é conhecida por seu diálogo aberto com outras artes além da dança, e transita fluentemente pelo teatro, música e artes visuais. Vinda de uma área transdisciplinar, mas com formação clássica, Vera traz um espetáculo único, que mostra bem as diversas possibilidades da dança contemporânea.

“Mais do que ater a tendências bem-sucedidas, legitimadas e consolidadas) da dança, esses artistas apostam em experiências que avançam em direções distintas e atualizam a linguagem. Dessa forma, cada apresentação tem motivos únicos e singulares para fazer parte da programação”, explica o diretor artístico, Kleber Damaso.

Manga de Vento

O nome da mostra traduz a proposta diferenciada do evento, que tem como inspiração o objeto indicador visual que auxilia na observação e análise da orientação eólica. “É uma metáfora da potência do fluxo, do impulso de mover e deslocar o estado das coisas”, diz Kleber. “Manga de Vento traduz a aposta na itinerância como base para transformação e expansão dos seus campos de conhecimento”, completa. A ideia surgiu e foi sendo aperfeiçoada com o tempo durante os encontros do projeto Conexão Samambaia, que está em atividade há quatro anos e investe no intercâmbio e nas relações duradouras entre os artistas que participam da residência.

“Na itinerância do Conexão Samambaia, senti uma necessidade de abrir diálogo com a cidade. Para atender essa demanda, pensei uma estratégia que não fosse apenas eventual, mas consistente, com ações culturais continuadas. Estados Unidos e Europa mantêm essa tradição de programar ações a longo prazo, em que a população pode se organizar para participar”, conta Kleber. E assim surgiu a Manga de Vento, que aposta na dança, na duração e na itinerância como formas de movimentar o cenário local. “A Arte resulta de um grande investimento na atividade humana, em sua capacidade criativa, e merece ocupar um espaço melhor de produção na sociedade. Conhecimento e cultura são meios mais salutares de se produzir socialmente.”

Programação completa:

Goiânia - Teatro SESC

21/2 Finita - Denise Stutz (Rio de Janeiro)

6/3 Os Serrenhos do Caldeirão - Vera Mantero (Lisboa)

29/4 A projetista - Dudude Hermmann (Belo Horizonte)

21/5 Algun Día - Provisional Danza (Madri)

11/6 Ocupa Árvore - Flavia Meireles (Rio de Janeiro)

27/6 Os Transtornos Passam - Cia d Fora (Rio de Janeiro)

25/7 O Confete da Índia - André Masseno (Zurique/Rio)

13/8 Sobre promessas e expectativas - Alejandro Ahmed (Florianópolis)

Goiás - Teatro São Joaquim

25/2 Finita - Denise Stutz (Rio de Janeiro)