Iniciadas as aulas dos novos cursos da UFG de Aparecida: Geologia e Engenharia de Transportes

Data: 25 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: Jornal O Parlamento

Link direto para a notícia: http://oparlamento.com.br/?p=706

O campus UFG de Aparecida iniciou esta semana as aulas de dois novos cursos: Engenharia de Transportes e Geologia. Hoje, 24, os alunos participaram de uma aula inaugural com o corpo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autoridades. A aula foi realizada no campus UEG do município, onde os três cursos já implantados pela instituição federal estão sendo temporariamente ministrados – o primeiro curso da instituição na cidade foi o de Engenharia de Produção.

“Iniciamos as aulas ontem (23) com os alunos das vagas já preenchidas pelo SISU, que estão se matriculando gradativamente. Em agosto do ano passado, iniciamos o curso de Engenharia de Produção, com 40 alunos. Agora estamos abrimos a segunda turma desse mesmo curso e mais duas turmas dos novos cursos de Geologia e Engenharia de Produção. Ou seja, totalizamos já no início deste ano 160 alunos no campus UFG de Aparecida”, informou o diretor da unidade, o professor Júlio Cesar Valandro Soares.

A aula foi prestigiada pelos secretários municipais Domingos Pereira (Educação) e Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação). “Além de um polo industrial, Aparecida vem se consolidando também como uma cidade universitária, com a presença das unidades de ensino superior já instaladas no município, como o IFG, UEG, UFG, e ainda as unidades de profissionalização, como o Senai Celso Charuri. Isso é muito importante para a cidade”, destacou o secretário Domingos Pereira.

Crescimento e pioneirismo

O curso de Engenharia de Transportes do campus UFG Aparecida é o primeiro neste setor em universidade pública do Brasil. “Aparecida é uma cidade que tem vocação para operações logísticas, portanto, esse curso está muito bem alinhado e identificado com a vocação da cidade”, classificou o diretor Júlio Cesar, que falou ainda da ampliação gradativa da instuição no município. “Em termos de professores e funcionários estamos ainda contratando, realizando concursos, é um processo muito dinâmico. Estamos próximos de chegar a 40 professores e contamos com cerca de 15 técninos que nos dão apoio nas atividades acadêmicas”, enumerou.

O magnífico reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral, destacou o processo de expansão pelo qual a universidade pública tem passado nos últimos oito anos. “Em 2007, a UFG possuía 13 mil alunos de graduação e pós-graduação. Hoje temos 25 mil alunos, ou seja, a instituição dobrou de tamanho. Isso é um desafio que poucos países tem a ousadia de se colocar, um projeto de expansão proposto pelo ex-ministro da Eudcação (Fernando Haddad), para dobrar o tamanho da universidade pública brasileira, e que vem beneficiando todo o Estado. Esse campus (de Aparecida) é parte desse processo de expansão”, destacou o reitor, lembrando ainda outras cidades atendidas como Catalão, Jataís, Cidade de Goiás.

Com o processo de expansão da universidade pública federal no Brasil, iniciado em 2007, essas instituições passaram de 500 mil alunos matriculados para pouco mais de um milhão. Ainda de acordo  com o reitor, no último processo seletivo para universidades brasileiras, o SISU, a UFG foi a sexta mais procurada entre os candidatos, mesmo não estando entre as dez maiores do país. Proeza atribuída ao prestígio, qualidade do ensino oferecido pela instituição e acessibilidade.

“A universidade consolidou sua abrangência em todo o Estado, dando oportunidade para que jovens de todas as classes possam ter acesso à universidade pública de qualidade. Há pouco tempo atrás, nas décadas de 70 e 60, a universidade brasileira era uma universidade para poucos, elitista e branca. Hoje, ela tem muito mais a cara do nosso país, pois possibilita o acesso de pessoas da população de uma forma geral, negros e minorias. Felizmente, a abrangência da universidade, seja ela pública ou particular, aumentou muitíssimo nesse período”, destacou.

PRESENÇAS – Além dos novos estudantes da UFG do campus Aparecida, a aula inaugural dos novos cursos de Aparecida foi prestigiada pelo chefe de serviços de Pesquisa e Produção da Atividade Mineral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Gustavo Rocha; superintendente executivo de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Danilo de Freitas; pelo presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (AMMA), Pedro Wilson Guimarães; diretor financeiro da FIEG, Hélio Naves; e pelo presidente do CREA-GO, Francisco Antônio Silva de Almeida.

Do meio acadêmico também compareceram: o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG, Wanderley Azevedo de Brito, que na ocasição representou o reitor do IFG; coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFG Aparecida, Roberto da Piedade Francisco; coordenadora do curso de Geologia da UFG Aparecida, Tereza Cristina Juntqueira Brod; coordenador do curso de Engenharia de Transportes, Cristiano Farias de Almeida; coordendora de Projetos Especiais da UFG, Sandramara Matias Chaves; vice-chefe da Unidade Especial em Ciências e Tecnologia da UFG, José Afonso Borges; e diretora do campus da UEG Aparecida, Maria Lúcia Pacheco Duarte Santos.

Fonte: Daniela Soares – Secom

Foto: Valdir Antunes – Secom