Prêmio Para Mulheres na Ciência no Brasil comemora 10 anos e abre inscrições

Data: 11 de março de 2015

Fonte: Ciência em Pauta

Link da matéria: http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2015/03/premio-para-mulheres-na-ciencia-no-brasil-comemora-dez-anos-e-abre-inscricoes/

 

 

O programa também garantiu a continuidade das pesquisas de 61 cientistas brasileiras. Foto: Divulgação
O programa também garantiu a continuidade das pesquisas de 61 cientistas brasileiras. Foto: Divulgação

A L’Oréal Brasil acredita que a Ciência é a chave para solucionar os enormes desafios do mundo atual e mudá-lo para melhor e, por isso, comemora a 10ª edição do único programa brasileiro voltado para mulheres cientistas, o “Para Mulheres na Ciência”, uma parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Jovens cientistas de todo o País podem inscrever seus projetos até o dia31 de maio no site criado especialmente para os 10 anos do programa. O site traz informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.

Sete pesquisadoras serão premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma. Em 2014, mais de 300 projetos foram inscritos. A revelação das vencedoras da 10ª edição será em agosto e a cerimônia de premiação, outubro. Mais detalhes sobre o regulamento no link.

Para o aniversário de 10 anos, diversas ações estão sendo programadas, como seminários em universidades brasileiras com a participação das vencedoras de anos anteriores para discutir a ciência no Brasil e a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas.

Em uma década, o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência promoveu o avanço científico, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivando a entrada de jovens.

O programa também garantiu a continuidade das pesquisas de 61 cientistas brasileiras. Uma delas é a da pesquisadora goiana, Carolina Horta Andrade, sobre o tratamento da Leishmaniose. Carolina teve potencial para muito mais: ela foi uma das vencedoras do “Talentos Internacionais em Ascensão” (International Rising Talents), nova premiação internacional doFor Women in Science que ajuda a impulsionar a carreira de 15 promissoras cientistas em todo o mundo.

Fonte: Academia Brasileira de Ciências