APARECIDA DE GOIÂNIA: Projetos de mobilidade urbana da Prefeitura de Aparecida reduzem mortes em trecho da BR-153

Data: 12 de março de 2015

Fonte: Imprensa Já

Link da matéria: http://www.imprensaja.com.br/?pg=noticia&id=228301

FOTOS: VALDIR ANTUNES E CARLOS ALEXANDRE

Os projetos de mobilidade urbana realizados em Aparecida de Goiânia diminuíram o número de mortes no perímetro urbano da cidade, próximo aos motéis e a casas de shows. A informação é do secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Raul Coutinho. “A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou em 2013, 25 mortes por atropelamento neste trecho. Em 2014 esse número caiu para 8, ou seja, 17 mortes a menos”, comemora.

O prefeito Maguito Vilela, em parceria com o governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) contemplou o trecho urbano da BR-153 em Aparecida com a construção de sete novas passarelas e a reforma de uma já existente. Outro benefício realizado na região do perímetro urbano da cidade é o Viaduto do Bill, próximo a região central de Aparecida. O valor total investido na construção do viaduto e das passarelas é de cerca de R$ 7,7 milhões do governo federal.

Os locais onde foram construídas as passarelas são pontos estratégicos de maior fluxo de pedestres. “As passarelas foram implantadas em frente ao Supermercado Makro, próximo ao Postão Aparecida, posto Bandeirante, Posto Santo Antônio, Terminal Araguaia, Furnas, Arroz Cristal e reforma da passarela situada em frente a Mabel”, informou o secretário de Infraestrutura do município Mário Vilela.

A primeira parte do viaduto ficou pronta no final de 2013, quando os motoristas puderam trafegar pela parte elevada da BR-153. As alças de ligação entre as regiões central e leste ficaram em 2014. O viaduto foi inaugurado oficialmente por Maguito e pelo ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos em outubro de 2014.

“O viaduto da BR-153 facilitou a vida dos mais de 80 mil moradores da região leste que precisam atravessar a rodovia diariamente e interliga o centro da cidade ao futuro campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e aeroporto-executivo, Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia (DIMAG), Distrito Agroindustrial de Aparecida (DAIAG) e Parque Industrial José de Alencar”, relata o prefeito.

EIXOS ESTRUTURANTES

A Prefeitura de Aparecida investiu muito, nos últimos anos, na mobilidade urbana de do município para desafogar o tráfego de veículos na BR-153. Foi construído o Eixo Norte-Sul 3 que liga o centro do município à Avenida São Paulo e à capital, Goiânia em parceria com o governo estadual. Estão em andamento as obras do Eixo Norte-Sul 1, que interligará os polos industriais aos bairros da região leste da cidade.

“Todas essas ações de mobilidade visam melhorar a qualidade de vida de quem trafega pela BR-153 e pela nossa cidade. Além de diminuir o risco de acidentes, os eixos e o viaduto dão mais fluidez ao trânsito da rodovia e as passarelas não colocam em risco a vida dos pedestres que precisam atravessar a BR”, destaca Raul Coutinho.

Também foram iniciadas as obras do Eixo Norte-Sul 5, que será a construção de uma elipse ligando bairros como Bairro Vera Cruz II, Bairro Cardoso e Garavelo. A previsão é que até o ano que vem os eixos 1 e 5 estejam em pleno funcionamento. Segundo dados da secretaria de Controle Interno o investimento total na construção dos eixos estruturantes é de quase R$ 70 milhões, em parceria com o Banco Andino.