Semas inscreve profissionais para atuar com idosos

Data: 12 de março de 2015

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Link da matéria: http://www.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=6198&fn=true

Promovido em parceria com a UFG, curso será gratuito e fornecerá certificado de conclusão

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa (Dapi), e em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), abre inscrições para o curso “Drogas lícitas e Ilícitas: Atualização, Intervenção e Atenção Integral a Pessoa Idosa”. A formação foi planejada devido às demandas impostas na atuação do profissional que lida diretamente com o público acima de 60 anos da rede de assistência social e saúde do município de Goiânia.

Segundo a coordenadora do Dapi, Neide Nascimento, o curso pretende capacitar o profissional que atua nessa ampla e complexa rede, sendo, então, necessária a ampliação do conhecimento através de capacitações voltadas para o perfil desse segmento da população. Serão oferecidas 100 vagas para profissionais de, no mínimo, nível médio que atuam diretamente com o público idoso.

As inscrições serão realizadas com o preenchimento do formulário, até o dia 29 de março. O interessado deverá aguardar a confirmação por e-mail, que deve acontecer até o dia 3 de abril deste ano. O curso é gratuito, com carga horária de 80 horas, com certificação ao final do mesmo, para os alunos que obtiverem o mínimo de 75% de frequência. As aulas serão ministradas pelo Centro Regional de Referência para a Formação Permanente sobre Drogas da UFG, dos dias 6 a 15 de abril, no auditório da Semas, localizado na Rua 25-A, esquina com a Avenida República do Líbano, no Setor Aeroporto. O critério de seleção, caso haja excedentes de inscritos, obedecerá a seguinte ordem: ser funcionário da Semas ou de Instituições de Longa Permanência (ILP) ou de entidades que trabalham com o público idoso, sem fins lucrativos.

Clique aqui para se inscrever: Inscrições

Veja abaixo o conteúdo programático:

Psicofarmacologia: Classificação das Drogas e Efeitos no Organismo/Instrumentos de Detecção - Tânia Maria da Silva: Biomédica/NEPE/UFG - 06/04/15

Demências, Alzheimer: perspectivas terapêuticas - Elisa Franco e Isadora Crosara: Médicas Geriatras/NEPEV/UFG - 07/04/15

Política de Assistência ao Idoso e Controle Social - Eline Maranhão: Assistente Social/PUCGoiás/CEI-GO - 08/04/15 matutino

Políticas de Saúde Mental e de Drogas - Fernanda Costa Nunes: Psicóloga/Secretaria de Estado da Saúde - 08/04/15 vespertino

Musicoterapia e Promoção de Saúde - Cláudia Zanine: Musicoterapia/NEPEV/UFG -

09/04/15 matutino

Metodologia de Trabalho: planejamento e intervenção - Maria de Carmo R. Abreu: Pedagoga/ UEG - 09/04/15 vespertino / 10/04/15 período integral / 13/04/15 matutino

Formação de grupos para elaboração de Propostas de Intervenção - Lázara R. F. Lima:

Psicóloga/CRR/NEPEV/UFG / Tânia Maria da Silva: Biomédica/NEPEV/UFG / Iris Silva: Pedagoga - 13/04/15 vespertino

Elaboração de Propostas de Intervenção – Trabalho Extra Classe: Alunos - 14/04/15