Mais de 50 mil foram às ruas em Goiânia

Data: 16 de março de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/politica/mais-de-50-mil-foram-%C3%A0s-ruas-em-goi%C3%A2nia-1.804753

A manifestação ocorrida ontem à tarde em Goiânia teria reunido cerca de 60 mil pessoas, em estimativa feita pelo Polícia Militar (PM), e entre 100 mil e 150 mil segundo os organizadores do evento, que participam do Movimento Brasil Livre - Goiás (MBL-GO). Pela estimativa da PM, a passeata contra o governo Dilma Rousseff e a continuidade do PT no poder, seria maior que a manifestação do dia 20 de junho de 2013, quando reuniu pessoas de todas as matizes ideológicas e com um amplo leque de reivindicações, desde um melhor transporte coletivo ao fim da corrupção.

Há dois anos, a estimativa da organização foi de 60 mil pessoas, enquanto a PM calculou que havia 20 mil manifestantes na região central de Goiânia. Na época, o protesto abrangeu a Praça do Bandeirante, Avenida Goiás, Praça Cívica e depois se dispersou para a Praça do Cruzeiro, Praça Universitária, Avenida 85 e Assembleia Legislativa. Ontem, o protesto seguiu da Praça Tamandaré, República do Líbano e Avenida 85 até a sede da Polícia Federal (PF), no Parque Areião.

Cálculos

Segundo o assessor de imprensa da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes, a estimativa é que a movimentação tivesse entre 6 e 7 pessoas por metro quadrado em seu auge e durou cerca de 2h40, sem qualquer ocorrência r egistrada. Segundo o coronel Divino Alves, Comandante do Policiamento da Capital (CPC), que comandou o policiamento na manifestação, quando a passeata chegou na sede da PF ainda havia gente na Avenida 85 na altura da Avenida T-9. Esse trecho corresponde a 1,9 quilômetro. Considerando o tamanho de uma via da Avenida 85, que tem 7,7 metros, se tem uma área de 14.630 metros quadrados.

O professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manuel Eduardo Ferreira, explica que para espaços abertos o mais adequado é usar a base de 4 pessoas por metro quadrado, embora se tenha a variação caso as pessoas estejam caminhando, podendo ser até duas por metro quadrado.

Com base no trecho citado pelo coronel Alves e a média de 4 pessoas por metro quadrado, teríamos a quantidade de 58 mil pessoas, chegando ao patamar estimado pela PM. Já se for utilizado o índice de 2 pessoas por metro quadrado, por se tratar de uma caminhada, a estimativa da quantidade de manifestantes cai para cerca de 29 mil. Manuel Ferreira explica que são sempre estimativas e que apenas um programa de georreferenciamento pode chegar mais próximo da realidade.