Estudantes de Goiânia se classificam para etapa internacional do Torneio de Robótica

Data: 17 de março de 2015

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto para a notícia: http://diariodegoias.com.br/editorias/cidades/13153-estudantes-de-goiania-se-classificam-para-etapa-internacional-do-torneio-de-robotica-first-lego-league

ESCRITO POR LAURA SANTOS BRAGA - PUBLICADO EM 17 MARÇO 2015.

16614721057 0245f6bb99 k

A Equipe Sesi Canaã Robots, de Goiânia, ficou entre os oito times campeões da etapa nacional doTorneio de Robótica First Lego League (FLL) e se classificou para a etapa internacional da competição. São duas vagas para a etapa que ocorre nos Estados Unidos, três para a África do Sul e mais três para a Austrália. Seguindo a ordem de classificação, cada time poderá escolher o país que irá. Os vencedores foram conhecidos no último domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A grande campeã da temporada foi a equipe Big Bang Birigui, do Sesi de Birigui (SP). Na segunda colocação, ficou a equipe AC/DC/EG, do Colégio Eduardo Gomes, de São Caetano do Sul (SP). Na terceira posição, outra equipe paulista, Mega Snarkes, do Sesi de Boituva. Além do Sesi Canaã Robots, de Goiânia, ainda completam a lista as equipes de Itaperobota (Itapetininga, SP), 111 Robonáticos (São Paulo, SP), Robotic Generation (São José do Rio Preto, SP), e Turbotubies (Valinhos, SP).

Canaã Robots

O time do Canaã Robots é formados por dez alunos. Eles desenvolveram o Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias Associadas - Avatar, que ajuda pessoas com discalculia a aprender por meio de jogos interativos. Outro proposta da equipe é o Espaço Conte Comigo, inaugurado no mês passado, na Escola Sesi Vila Canaã, em Goiânia. O ambiente é uma sala de aula que dispõe de decoração diferenciada, com símbolos que chama a atenção dos alunos para o tema tratado durante o aprendizado.

O projeto tem o apoio da Associação Goiana de Dislexia e Déficit de Atenção (AGDDA) e doLaboratório de Educação Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Torneio Lego League

Durante três dias, a etapa nacional do Torneio de Robótica reuniu 60 equipes de 18 estados. Cerca de 600 estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares, além de um time de garagem, estavam presentes. As equipes foram avaliadas em quatro critérios: design de robô, projeto de pesquisa, core values e desafio do robô.

Os times tiveram que apresentar soluções inovadoras no tema desta temporada - o futuro da aprendizagem - assim como demonstrar companheirismo e ética na disputa; projetar e programar um robô com eficiência e estratégia; e realizar o maior número de tarefas com o robô na arena, como arremessar uma bola ao gol, abrir portas ou movimentar argolas de um lugar para o outro, em rounds de apenas dois minutos e meio. No total, 350 equipes de todo o país participaram das etapas regionais da competição.

O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST, realizado em mais de 80 países. No Brasil, o Sesi é o organizador oficial do evento, que tem o objetivo de fazer com que essa experiência criativa desperte o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia.