Palco carioca

Data: 18 de março de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/palco-carioca-1.805836

18/03/2015 05:01

Diones Correntino

Rute Guedes

O grupo goiano Assum Trio, de música instrumental, apresenta-se hoje em um dos espaços de música mais prestigiados do País, a Sala Guiomar Novaes/Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O trio, projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac), apresenta-se dentro da série Instrumental Guiomar, às 12h30 e às 18h30.

Formado pelos músicos Diones Correntino (piano, direção musical e arranjos), Johnson Machado (clarinete) e Fabiano Chagas (violão), o trio formado em 2012 tem se destacado com participações em vários eventos no Brasil e no exterior, entre eles o Brazilian Music Festival da North Texas University, nos Estados Unidos. “Além de uma honra em tocar num espaço tão tradicional como a Sala Guiomar Novaes/Cecília Meireles, é um privilégio poder levar a música que fazemos em Goiânia para outros palcos”, diz Diones Correntino, compositor, arranjador e professor da Emac.

Apesar da formação clássica dos integrantes, o Assum Trio não resume seu repertório à chamada música erudita. As inspirações para o trio são bastante variadas, incluindo a MPB e a música experimental feita no Brasil, além o jazz e a música latina. “Nossa referência é a concepção camerística e trabalhamos com uma linguagem que vai do popular à música clássica”, explica Diones.

Nas apresentações no Rio de Janeiro, a plateia poderá conferir, além das composições próprias do grupo, arranjos sobre criações de músicos de gerações e gêneros bem distintos entre si, como Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Piazzolla e Guinga.

Para Diones, a música instrumental brasileira vive um bom momento. “Há muito interesse dos jovens para o gênero, que exige muita formação, discliplina e uma bagagem aliada ao estudo técnico”, afirma o professor que, além do Assum Trio, também participa da Banda Pequi, outro projeto de extensão da UFG, e ainda do quarteto Som Mestiço.

Em abril, no dia 3, o público goiano poderá apreciar no Teatro Goiânia um concerto do grupo, que foi laureado no ano passado com a comenda de destaque cultural concedida pelo Conselho Estadual de Cultura.