Festival Perro Loco exibe filmes universitários de sete países, em GO

Data: 24 de março de 2015

Fonte/Veículo: G1 Goiás

Link direto para a notícia:

Evento reúne 70 obras diversas no Centro Cultural da UFG, em Goiânia.

Projeto homenageia Universidade do Chile e promove oficinas de cinema.

Do G1 GO

Filmes que serão exibidos no Festival Perro Loco em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/Perro Loco)

Filmes que serão exibidos no Festival Perro Loco em Goiânia (Foto: Divulgação/Perro Loco)

Tem início nesta terça-feira (24) a 5ª edição do Perro Loco Festival de Cinema Universitário Latino-Americano. O evento vai exibir 70 filmes, dentre eles produções universitárias de sete países: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Venezuela. As atividades gratuitas ocorrem até sábado (28), no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Setor Universitário.

O Perro Loco teve início em 2007, idealizado por alunos da UFG que pretendiam fortalecer o cinema em Goiás, além de movimentar a universidade. O projeto foi realizado por quatro edições, quando recebeu mais de 1,3 mil filmes de 15 países latino-americanos, além de ter a participação de nomes consagrados do cinema como Andrea Tonacci, Eliseu Visconti e Claudio Assis.

Após um período de reestruturação do evento, o festival retorna à atividade com a exibição de filmes divididos em três mostras: competitiva, paralela e universidade. A primeira envolve as produções universitárias que concorrem a prêmios do festival. Já a segunda é focada em filmes já consagrados na cena, como “Riocorrente”, de Paulo Sacramento, e “Tierra em la Lengua”, do colombiano Rubén Mendoza.

A terceira mostra é uma homenagem à Universidade do Chile, pela contribuição à pesquisa, produção e conservação de obras cinematográficas, e tem como destaque o filme “Descomedidos y Chacones”, obra produzida durante o regime militar e impedida de ser exibida na época.

Além da exibição de produções cinematográficas, o Perro Loco promove, durante a semana, atividades pedagógicas para a formação no ramo do cinema. Além disso, haverá atividades culturais em parceria com pubs da cidade como a noite de karaokê na boate Roxy, na quarta-feira (25), e uma festa de encerramento no Capim Pub, com apresentação da banda instrumental Dom Casamata e a Comunidade, e o os roqueiros Os Canalhas.

Perro Loco Festival de Cinema Universitário Latino-Americano.

Data: De 24 a 28 de março de 2015.

Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária, Setor Universitário.

Preços: As atividades são gratuitas, com exceção das festa na boate Roxy e Capim Pub.

Mais informações: www.perroloco.com.br