Simposio Internacional sobre Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Biotecnologia e Dinâmicas Territoriais começa na quarta-feira

Portal Andifes, 29 de Outubro de 2010

O Simpósio ocorre de 3 a 5/11, mas desde o dia 28/10 pode ser vista a exposição “Biodiversidade é vida, nossa vida”, no Câmpus Samambaia

Pesquisadores de diferentes áreas e nacionalidades estarão em Goiânia entre os dias 3 e 5 de novembro, quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana. O motivo é a realização do Simpósio Internacional sobre Saberes Tradicionais, Biodiversidade, Biotecnologia e Dinâmicas Territoriais (Sinbiotek), uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG.

O evento realizará uma grande troca de experiências para evidenciar a multiplicidade das formas de ocupação do território do Cerrado e discutir o processo de socialização da biodiversidade, do seu uso e da sua apropriação pelos diferentes atores. Na pauta, estarão em debate temas como agronegócio, áreas protegidas, terras indígenas, agricultura familiar etc. De acordo com a organização do evento, a ideia é refletir sobre a noção de “sustentabilidade”, confrontando a necessidade do desenvolvimento econômico e social e a conservação ambiental.
A base do evento é a apresentação dos resultados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Iesa:

“Biotecnologias e a gestão participativa da biodiversidade – estudos de caso de Instituições, conhecimento popular e saberes locais no Cerrado brasileiro” (BIOTEK), que incentiva pesquisas comparativas no Brasil, na Guiana Francesa, no México e no Vietnã com recursos financeiros do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e da Agence Nationale de la Recherche (ANR), ambas instituições francesas.
“Apropriação do território e dinâmicas socioambientais no Cerrado: biodiversidade, biotecnologia e saberes locais”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paralelamente ao Sinbiotek, será realizada a exposição “Biodiversidade é vida, nossa vida”. De 28/10 a 5/11, diversos meios revelarão a relação entre homem e natureza, em uma curadoria que promete surpreender. A visitação estará aberta ao público das 8h às 22h, no pátio localizado entre o Iesa e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Câmpus Samambaia.