Exatas assustam vestibulandos

O Popular, 22 de novembro de 2010

Vestibular UFG

Exatas assustam vestibulandos

Provas de física e matemática foram consideradas as mais difíceis por quem fez a 1ª fase da UFG

Patrícia Drummond

Matemática e física mais difíceis que no ano passado, ao contrário de História, considerada mais fácil em comparação com provas anteriores. A avaliação é de vestibulandos ouvidos pelo POPULAR ontem, na saída dos locais onde foi realizada a primeira fase do processo seletivo 2011-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG).

"História, que costumava ser mais difícil, este ano estava tranquilo. Já matemática teve muita interdisciplinaridade nas questões; achei bem mais difícil que o último vestibular", considerou Guilherme Policarpo, de 19 anos, candidato a uma vaga no curso de Medicina. A opinião é dividida com o concorrente João Pedro Perfeito Frigo, de 18 anos, que, além da matemática, sentiu que também a prova de física estava "bem puxada".

De acordo com informações do Centro de Seleção da UFG, dos 34.794 candidatos que fariam a prova da primeira etapa do vestibular 2011-1 - o mais concorrido da história da instituição -, a abstenção foi de 5,3%; 1.866 inscritos faltaram ao processo. Ontem, a prova teve 90 questões objetivas de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa, literatura brasileira, matemática e física.

Entre os professores do ensino médio - dos Colégios Visão, WR, Dinâmico , Protágoras e Ávila COC - entrevistados pela reportagem após a realização da prova, a maioria das questões apresentadas foi considerada bem elaborada e dentro das expectativas. Algumas ressalvas, entretanto, foram feitas, principalmente nas áreas de química, língua portuguesa, física, história e inglês.

"Em relação à química, faltaram pelo menos duas questões mais elaboradas. A prova desse ano não conseguiu selecionar, diferenciar, de fato, o bom aluno do aluno mediano", destaca o professor Arilson Martino. Já para a professora Seilamar Dias Barros, de língua portuguesa, à prova da UFG faltou cobrar mais do vasto conteúdo exigido. "Muitos temas foram pouco ou nada explorados", diz.

No que diz respeito à física, o professor Greg avalia que a UFG inovou neste vestibular, deixando de lado questões mais tradicionais - como de termodinâmica -, "que o candidato sempre espera" - e privilegiando a interdisciplinaridade. "Em duas questões, a biologia e a geografia vieram casadas com a física; não bastava apenas saber física".

Em história, o professor Caius, embora tenha considerado a prova da UFG "interessante", como um todo, lembra a ausência de questões relacionadas à Antiguidade e História da América. "Apesar disso, foi uma prova que seria fechada em 70% a 80% por um aluno com capacidade de análise e interpretação", argumenta.

Por sua vez, Noemy Alcanfor, professora de inglês, reclama da questão de número 82 - que trata sobre o tipo de narrativa de uma escritora nigeriana. Segundo ela, a resposta correta, apresentada no gabarito divulgado pela UFG, não foi a mesma apontada na análise da prova feita por ela e colegas da área e pode ter gerado bastante dúvida entre os candidatos.

Sobre a queixa quanto à prova de matemática, o professor Sombra declara: "A prova mudou. Este ano, a banca privilegiou a interdisciplinaridade (com química e história, por exemplo), em vez de aprofundar nos conhecimentos matemáticos. As questões, grandes, exigiam interpretação e, talvez por isso, os candidatos tenham sentido maior dificuldade".

A segunda etapa do vestibular 2011-1 da UFG acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, quando serão aplicadas as provas discursivas de cada curso, além da prova de redação. A lista com o nome dos classificados para essa fase deverá ser divulgada no próximo dia 30, no site www.vestibular.ufg.br e na Rádio Universitária.