[UFGfonte] Moda no câmpus 2 (O Popular, 2/12/2009)

Moda no câmpus 2

Aquecimento global é tema do 4º FAV Fashion, que mostra criações inéditas de formandos em design de moda da UFG

Renata dos Santos

Desfiles de criações dos formandos em Design de Moda pela UFG marcam o 4º FAV Fashion, que será realizado hoje no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus 2, às 20 horas. Na passarela, o público verá cerca de 50 criações inéditas assinadas por 17 novos designers que, durante quatro anos, estudaram e se prepararam para atuar no mercado de moda como estilistas, produtores, gestores e outras funções especializadas. O resultado fica por conta de abordagens criativas que, este ano, têm como tema o aquecimento global.

As coleções trazem peças elaboradas a partir de um olhar crítico e analítico, baseado em visões apocalípticas da temática e na necessidade de mudança de comportamento do ser humano diante do uso e da preservação dos recursos naturais do planeta. Segundo Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça, professora da Faculdade de Artes Visuais, de um modo geral, os recém-formados da UFG mostram por meio de suas ideias um empenho em apontar luz no horizonte.

Ela destaca que roupas e acessórios convidam a experimentações de um novo estilo de vida, marcado por elementos bucólicos que amenizam, por exemplo, o caos da cidade, o calor das queimadas e a poluição urbana. Um dos destaques é o conjunto de formas delicadas e leves, que contrasta com cores fortes típicas de corais e peixes, algumas das espécies ameaçadas no ecossistema.

Tatiane Mariano, que recentemente trabalhou nos bastidores da CMB Fashion como designer de moda e fotógrafa, criou peças para mulheres elegantes. Ela mostra uma pantalona maxi azul-marinho em tecido fluido e ainda um tapete que pode se transformar numa bolsa versátil. Ela explica que a proposta foi idealizada para a coleção Água, Ar, Terra, Fogo e....Coração, que traz produções para a primavera-verão 2010. Késia Carvalho idealizou um modelito para a balada, com visual de verão marcado por formas arredondadas e tecidos estruturados. Lara Vaz, que fundou sua própria marca em 2007 e já realizou desfile independente no Mercado Popular da Rua 74, leva para a passarela pérolas como um vestido que mistura várias texturas e cores.

“A roupa traz pequenas criaturas que se movimentam com luzes na imensidão do mar, águas vivas que se misturam a peixes e plantas”, explica. Kárita Garcia enveredou-se no tema extinção e mutação. Seu look une o conceitual ao comercial, além de características que lembram os povos andinos numa visão contemporânea e também garante espaço para o jeanswear.

Evento: 4º Fav Fashion, com formandos em Design de Moda pela Faculdade de Artes Visuais da UFG
Local: Centro de Eventos da UFG
Horário: 20 horas
Endereço: Câmpus 2 da UFG, saída para Nerópolis
Preço: 10 reais (preço único)