Falta de maqueiros durante final de semana no HC da UFG causa transtornos a familiares

Falta de maqueiros durante final de semana no HC da UFG causa transtornos a familiares

18/01/2010

 

Falta de maqueiros nos finais de semana no Hospital das Clínicas (HC) causa transtornos nas liberações de corpos às funerárias e famílias. Há casos em que se leva até 12 horas para um corpo ser liberado.


Erildo Ribeiro, proprietário de uma funerária em Goiânia, afirma que enfrenta de forma constante tal problema no HC. O hospital conta com apenas um funcionário para a função, diferente dos outros dias da semana, quando há no mínimo cinco realizando o serviço de liberação de corpos.


O aposentado Severino Maurício de Oliveira, 76, morreu de câncer no fígado na noite de sábado, após ficar internado sete dias. O padeiro Alcione Oliveira, filho de Severino, afirma que no momento da liberação do corpo de seu pai não conseguiu achar o único maqueiro que trabalhava na noite, e que só na tarde de ontem o corpo foi liberado para ser levado a Quirinópolis, onde seria velado e sepultado. A direção do HC foi procurada pelo DM, porém não foi encontrada. Ainda segundo Erildo, este problema é encontrado apenas nesta unidade de saúde, já que o Hugo possui um serviço de liberação de corpos bastante eficaz e, diferente do HC, há sempre maqueiros em número suficiente disponíveis.

 

“As funerárias reclamam do descaso, além, é claro, dos familiares, que, abalados pela perda de um ente querido, ainda sofrem pelo transtorno de ficar aguardando a liberação do corpo para os procedimentos fúnebres”, conclui.