Senador canedo ganha maternidade

Senador canedo ganha maternidade

Cejane Pupulin


APrefeitura de Senador Canedo inaugurou, na noite de ontem, a Maternidade Municipal Aristina Cândida. A unidade irá atender mais dez municípios da região metropolitana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), Irani Ribeiro, a população das cidades pactuadas receberão atendimento mais próximo de suas residências e com qualidade.

A intenção é dar atenção especial às mulheres, com atendimento multidisciplinar. Além disso, a secretária de Saúde do Estado afirmou que, com a inauguração da maternidade de Senador Canedo, os atendimentos do Hospital Materno-Infantil (HMI), em Goiânia, serão reduzidos.

Construída em cerca de quatro anos, a maternidade está preparada para realizar mensalmente 264 partos, além de 1.500 procedimentos, como consultas e exames. No local, estarão disponíveis serviços psicológicos, nutricionais e de assistência social.  Na unidade de saúde,  as futuras mães serão acompanhadas a partir da 32ª semana de gestação, em situação normal, e em qualquer idade gestacional nos casos de alto risco.

O hospital foi construído com recursos do tesouro municipal e firmará parcerias com a SES e com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O Estado doará o mamógrafo, para exames de prevenção. E a UFG assinou convênio com a maternidade. “A universidade fornecerá dois plantonistas, que são estudantes do 6º e do 5º período de medicina”, afirma o diretor do hospital, Fernando Pellozo.

Entre as novidades trazidas pela maternidade está o conforto oferecido nas enfermarias. Estes locais são dotados de aparelhos de ar condicionado e poltronas reclináveis para os acompanhantes dos pacientes.

A unidade também vai realizar atendimentos de urgência em ginecologia, terá sala para vacinas e o Teste do Pezinho, além de oferecer cirurgias eletivas como laqueadura, histerectomia, curetagem e incontinência urinária, entre outras. 

Durante a inauguração da maternidade, o prefeito de Senador Canedo, Wanderlan Vieira Cardoso, afirmou que a obra é  um sonho da comunidade. “O hospital será referência em saúde pública. Até o próximo dia 2, a maternidade funcionará a todo vapor”. Segundo o prefeito, o governo federal repassará R$ 4 milhões por ano. O deputado federal Sandro Mabel (PR) complementou que serão repassados R$ 350 mil por mês para o custeio da maternidade.
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Salomão Rodrigues Filho, afirmou que a unidade representa que a população terá um serviço público de qualidade. 

A maternidade tem o nome da parteira e avó do prefeito Wanderlan. Aristina Cândida afirma que ajudou em mais de 500 partos em Goiás, além de ser mãe de dez filhos. Aristina  estava presente durante a solenidade de inauguração e afirmou estar muito feliz com a homenagem feita pelo prefeito, que também é neto da parteira. 

Profissionais

A equipe que vai atuar na Maternidade Aristina Cândida será contratada pela prefeitura daquele município. De acordo com o diretor da maternidade, em dois dias, a equipe estará completa, com ginecologistas, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, infectologistas, anestesistas, entre outros.