O rei da brincadeira

O Popular, 20 de novembro de 2010

Gilberto Gil

O rei da brincadeira

Cantor baiano apresenta amanhã show Futurível no encerramento do Goiânia Noise

Rogério Borges

A boa dica para este domingo não é no parque, mas no Câmpus. É lá que um jovem senhor que já passou dos 65 anos se apresenta ao lado de um bando de garotos roqueiros reverentes a um dos grandes nomes da música brasileira. Gilberto Gil sobe ao palco do Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Câmpus 2, às 19 horas, para encerrar, ao lado do grupo cuiabano Macaco Bong, a 16ª edição do Goiânia Noise Festival, um dos maiores de rock alternativo do País. Esse encontro só ocorreu em São Paulo, na programação de um seminário sobre tecnologia e cultura.

Gil seria, então, um estranho no ninho em meio a tanto heavy metal e punk rock? Não conte com isso. Afinal, estamos falando de um artista que marcou sua carreira pela experimentação, pelo destemor em encarar desafios, em incluir em sua arte toda sorte de novidades, mesclando, relendo, retrabalhando toda matéria-prima que lhe cai nas mãos. O show de amanhã é mais uma prova desta saudável inquietação. Com o título de Futurível, nome de uma canção que Gil compôs em 1969, quando amargava uma prisão política no regime militar, o espetáculo é uma miscelânea e ritmos e tendências. Bem a cara deste bom baiano.

Um dos tropicalistas, que revolucionaram a música brasileira, Gilberto Gil conversou com O POPULAR, por telefone, de sua casa no Rio. Atencioso, ele falou sobre as recente experiências musicais, de seus trabalhos em andamento e de como lida com as novas tecnologias. Ex-ministro da Cultura e filiado ao Partido Verde, de Marina Silva, o cantor revelou suas expectativas sobre o futuro governo Dilma, de quem foi colega de ministério na gestão Lula por seis anos. Por fim, antes de se despedir com um carinhoso "obrigado, meu nêgo", ele afirmou que estaria aberto a um projeto que registrasse este seu novo encontro com o rock que os goianos poderão ver amanhã.

Show: Futurível (Gilberto Gil e Macaco Bong)
Data: Amanhã, às 19 horas

Local: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (Câmpus 2)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)