[UFG] Feirão de arte e artesanato (O Popular, 8/12/2009)

FEIRÃO DE ARTE E ARTESANATO

Começa hoje, e prossegue até sábado, o 14º Mercado das Artes, evento que visa promover o artista e abrir um canal de comunicação com o público

Valbene Bezerra

A exposição de artesanato das comunidades Calunga e Cavalcante é a novidade do 14º Mercado das Artes, que será aberto hoje, às 19 horas, na sede da Escola de Artes Visuais da Agência Goiana de Cultura, na sobreloja do Edifício Parthenon Center. Na bagagem, elas trouxeram o artesanato típico da região norte de Goiás, como broacas feitas em couro, peças em capim dourado e cerâmica, móveis de buriti e tecelagem.

Logo após a abertura oficial com os discursos de praxe, Mestre Arnaldo fará uma apresentação na base da voz e do violão. Na sequência, o palco será ocupado pelo grupo de percussão Ponta de Pedra, o DJ Lucas Amaro e Anna Beatriz Azevedo, que preparou uma performance especialmente para o evento, promovido em parceria com a Universidade Federal de Goiás.

Até sábado, estarão em cartaz, além da exposição de artes e artesanato, mostra de vídeo, espetáculos de dança e música, performance e bazar. A oficina de desenho com Edney Antunes está programada para hoje, sexta e sábado, às 17 horas. A de bordados, com Eliana Marques, será na sexta e no sábado, às 16 horas. Nomes consagrados das artes em Goiás – como Juliano Moraes, Pitágoras, Marcelo Solá, Alessandra Telles, Edney Antunes, Rodrigo Godá, Alexandre Liah, Gilvan Cabral, Antunes Camargo, Telma Alves, Gabriela Coelho e Hortência Moreira – participam da mostra com pinturas, esculturas e objetos. Trabalhos de alunos da Faculdade de Artes da UFG também integram a exposição.

O espaço Girau de Sabores será dedicado à gastronomia. Artistas serão convidados a preparar um prato de sua especialidade para servir no local. Alexandre Liah vai mostrar seu talento culinário na sexta-feira, às 18 horas. Antes da degustação, haverá exibição dos vídeos Povos Calunga: Caçada da Rainha e Romaria do Vão do Moleque. O sábado está reservado à oficina de bordados da professora Eliana Marques, às 17 horas. O comando do Girau de Sabores ficará com Maria Tereza, diretora da escola. Show musical e música eletrônica com o DJ Lucas Amaro encerram a edição 2009 do Mercado das Artes, que visa incentivar a produção de arte contemporânea, promover o artista local e abrir um canal de comunicação com o público.

Evento: 14º Mercado de Artes
Abertura: Hoje, às 19 horas
Local: Escola de Artes Visuais da Agepel (Sobreloja do Ed.Parthenon
Center - Rua 4, esquina com Rua 7, Centro. Telefone: 3201-4682)
Visitas: De amanhã a sábado, das 14 às 22 horas
Entrada franca